[weglot_switcher]

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam em dezembro

De acordo com os dados do INE, registou-se um aumento da confiança dos consumidores na sequência de quatro meses consecutivos em queda.
Lisboa figura em 17º lugar, num ranking de 50
2 Janeiro 2024, 12h29

A confiança dos consumidores cresceu em dezembro, depois de quatro meses consecutivos em queda. Em simultâneo, o clima económico aumentou nos dois últimos meses do ano, na sequência de cair em setembro e outubro, revelam os dados do INE divulgados esta terça-feira.

No mês de dezembro, o indicador de confiança dos consumidores contou com o contributo positivo das componentes de expectativas de evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar (ambos registaram quedas nos meses precedentes). O mesmo ocorreu ao nível das perspetivas da evolução futura de realização de compras importantes por parte das famílias.

Em simultâneo, o saldo de opiniões dos consumidores sobre a evolução passado dos preços recuou em dezembro, tal como já havia acontecido em novembro. De resto, desde o mês de maio foi constante o registo de decréscimos a este nível, exceção feita para o mês de outubro.

Por outro lado, no que diz respeito ao clima económico, observaram-se subidas em novembro e dezembro, em linha com a tendência observada nos sectores do comércio e serviços. Ainda assim, existiram reduções na indústria transformadora e na construção e obras públicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.