Seja em um evento ou como parte de uma promoção, os brindes publicitários são uma ação publicitária muito popular e bem recebida pelos seus usuários.
Como qualquer tendência, esta é suscetível a evolução e mudança. Por isso, decidimos entrar em contato com Diederik De Koning, CEO de uma das empresas pioneiras no setor e que tem ajudado a transformá-lo: Gift Campaign.
O que é a Gift Campaign?
A Gift Campaign é o reflexo do que nós como compradores de brindes corporativos gostaríamos: um lugar onde comprar de forma simples, eficiente e prática, mas sentindo-se sempre em todos os momentos, acompanhados por alguém.
O facto de viver uma experiência 100% humana, como acontecia há 10 anos com aqueles catálogos físicos e visitas comerciais, ajuda a criar confiança, mas é um processo lento. Por outro lado, oferecer uma experiência 100% online pode transmitir distanciamento e pode ser frustrante se o cliente não se sentir que está a receber a ajuda quando realmente precisa.
Combinar o melhor das duas facetas é o que queríamos desde o início com a Gift Campaign e conseguimos. Claro, a isso devemos acrescentar um catálogo muito extenso com os melhores preços, produtos de qualidade, serviços de entrega rápida e técnicas modernas de marcação que permitem resultados bastante atraentes.
Quando e como começou este projeto?
A Gift Campaign foi lançada em 2014 com o meu sócio, Oriol Badia. Ambos já trabalhávamos no setor há muitos anos e vimos que o potencial de melhoria e inovação era extraordinário.
Tínhamos clareza das necessidades presentes e futuras dos potenciais clientes e vimos que poderíamos fazer algo diferente e sermos pioneiros no setor. Desta forma, começamos apenas com uma loja dedicada a USBs personalizados. Ao conseguir implementar com bastante sucesso a nossa filosofia e valores, decidimos avançar com as canetas publicitárias e, um pouco mais tarde, criar uma terceira loja online, desta vez com canecas promocionais. Por fim, o ponto de virada seria marcado pela criação da web Gift Campaign, onde reuniríamos todo o anterior e muito mais.
Qual tem sido a evolução da empresa nestes anos?
Desde a criação da Gift Campaign como plataforma, o crescimento tem sido exponencial e sustentado. Tínhamos uma base muito boa que fomos expandindo aos poucos, não só a nível de catálogo, mas também com a presença em outros países. Em 2018 lançamos a web na Itália, em 2019 na França, em 2020 em Portugal, em 2021 na Holanda e em 2022 na Alemanha.
No início éramos uma equipa de apenas 5 pessoas, mas ano após ano, fomos crescendo e, atualmente, somos 60 e continuamos à procura de mais pessoas que nos possam ajudar no nosso projeto.
Este crescimento tem vários pontos-chave em 2018, onde passamos de 5 para 13 associados em apenas um ano, em 2019 onde chegamos a 22, e em 2021, onde praticamente dobramos o número de trabalhadores. Claro que esta evolução tem sido também acompanhada por um aumento sustentado do volume de negócios.
Como podem imaginar, o ano de 2020 travou esta expansão, mas em nenhum momento pensámos em parar: tivemos de fazer alguns reajustes no nosso plano e adaptá-lo às circunstâncias, mas sempre com o firme propósito de seguir em frente, mantendo sempre a nossa filosofia voltada para o atendimento ao cliente.
Quais as metas que têm para este 2023?
Em primeiro lugar, gostaria de destacar quais são para nós os objetivos “permanentes”, ou seja, ações que realizamos constantemente, como a inovação na plataforma, a incorporação de novas funcionalidades, a melhoria da experiência do usuário e a busca de novos mercados. Para nós é importante que hajam metas recorrentes, pois, caso contrário, corremos o risco de sermos esquecidos e perdermos tudo o que de bom que nos caracteriza.
Entrando em termos mais específicos, o principal objetivo este ano é continuar a apostar em novos mercados na Europa, o que é um grande desafio que queremos muito enfrentar.
Além disso, depois de vivermos três anos muito difíceis, procuramos não só igualar, mas superar o facturamento que alcançamos no período pré-pandemia.
Quais são os produtos que mais se destacam?
Gostaríamos de dizer que todos! Afinal, cada produto é ideal para um tipo específico de público. No entanto, quero destacar, especificamente, dois tipos de artigos que estão tem alta demanda.
Por um lado, o merchandising ecológico. Canetas e cadernos de cartão reciclado, USB´s apresentados em caixa de madeira, sacos de algodão orgânico, garrafas e t-shirts de plástico reciclado… As possibilidades são muito variadas e cada vez mais os consumidores procuram as empresas que disponibilizam de ações para poder cuidar do nosso planeta.
Desta forma, existe mais inovação em brindes sustentáveis para poder transmitir esses valores de proteção do meio ambiente.
Por outro lado, os artigos fabricados com materiais de comércio justo, ou seja, aqueles que servem para garantir uma relação comercial equitativa entre produtores e consumidores.
Este conteúdo patrocionado foi desenvolvido em colaboração com Gift Campaign.
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