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Conheça as dicas do Portal da Queixa para comprar online de forma segura

Esteja sempre atento ao extrato do seu banco para confirmar se os valores debitados correspondem ao valor que gastou nas suas compras online.
19 Setembro 2018, 14h00

  • Tenha atenção à identificação do site

Antes de comprar qualquer produto ou serviço online, informe-se sobre a empresa que o está a vender. Se o site não tiver uma morada ou um contacto para o qual possa ligar, bem como informações sobre a política de privacidade e segurança é uma razão para desconfiar da sua veracidade. Informe-se corretamente para não ser alvo de uma fraude.

  • Pesquise antes de comprar

Pode e deve utilizar plataformas como o Portal da Queixa para pesquisar sobre determinada marca ou empresa, uma vez que, neste tipo de sites consegue encontrar experiências de outros consumidores com esse mesmo produto ou serviço. Os depoimentos de alguns consumidores podem fazê-lo perceber se está ou não a fazer uma boa compra online.

  • Compare sempre os preços antes de comprar

Os preços de um determinado produto ou serviço podem variar de plataforma para plataforma. Os sites comparadores de preços são a ferramenta ideal, e que deve utilizar, para estes casos. Também os motores de pesquisa podem fornecer informações de preços noutras plataformas online.

  • Tenha atenção aos encargos adicionais

Verifique sempre se, associado à compra de um bem online, não lhe é apresentado taxas ou custos de envios adicionais. Verifique, também, prazos de entregas ou de execução dos serviços adquiridos, uma vez que ao adicionar estas opções à sua compra poderá ter surpresas desagradáveis na hora do pagamento final. Se comprar algo proveniente da União Europeia, não necessita de pagar direitos alfandegários, algo que não acontece caso o seu produto venha de outros países como os EUA ou da China.

  • Selecione sempre o método de pagamento mais seguro

Antes de proceder ao pagamento final da sua encomenda, certifique-se que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. Os pagamentos mais habituais são a transferência bancária e o cartão de crédito, mas se puder evite-os, uma vez que, são menos seguros.

O Portal da Queixa destaca também que pode selecionar métodos mais seguros, como por exemplo:

  • Envio à cobrança: só paga depois de receber a encomenda. Normalmente tem custos adicionais acrescidos e por isso nem todas as empresas o disponibilizam;
  • MB Way: apresenta-se como uma alternativa ao uso do cartão de crédito e é mais seguro;
  • PayPal: sistema de pagamento eletrónico bastante seguro;
  • Paysafecard: sistema dirigido aos mais novos que funciona como o Paypal e o MB Way, mas com um limite de saldo de 100€

Um último conselho, mas o mais importante, diz o Portal da Queixa: esteja sempre atento ao extrato do seu banco para confirmar se os valores debitados correspondem ao valor que gastou nas suas compras online.

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