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Conheça as marcas mais valiosas do mundo

A Interbrands divulgou o ranking das 100 maiores insígnias. Veja aqui quais são.
Eduardo Munoz/Reuters
11 Outubro 2016, 09h56

A Apple mantém-se inabalável no topo do ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne em 1976 ocupa, pelo quarto ano consecutivo, a primeira posição na lista das 100 maiores marcas a nível global, com um valor estimado de perto de 159 mil milhões de euros, ao câmbio atual. Em termos de crescimento, registou, no último ano, um incremento de apenas 5%, permitindo ao Facebook conquistar um destaque igualmente merecido: um aumento de 48% para 29 mil milhões de euros, só no último ano. A rede social criada por Mark Zuckerberg entrou para o ranking em 2012, diretamente para a 69.ª posição e ascendeu, desde então, ao 15.º lugar.

Os dados são da consultora Interbrand e fazem parte do ranking anual “Best Global Brands”, divulgado esta semana. A fechar o top cinco das insígnias mais valiosas de 2016 juntam-se à Apple quatro marcas bem conhecidas pelo público: a Google, a Coca-Cola, a Microsoft e a Toyota. Tal como sucede com a “empresa da Maçã”, nenhuma destas quatro têm correspondência quando o indicador analisado é o crescimento, o que sugere que este ranking poderá alterar-se futuramente.

Em termos de acréscimo de valor, além do líder Facebook, destacam-se a Amazon, a Lego, a Nissan e a Adobe, com incrementos de entre os 33% e os 21%. E o setor do retalho é, de acordo com a Interbrand, aquele em que o valor das marcas mais cresceu. As três que mais se destacam – Amazon, eBay e Ikea – correspondem a 4,5% do valor total correspondente ao top 100 e valem, em conjunto, 72 mil milhões de euros.

O setor das marcas de luxo é o segundo de maior crescimento, com 67 mil milhões de euros (4,2% do total). Destacam-se a Hermès por ter sido a que mais cresceu (17%) e a Dior, que este ano integra, pela primeira vez, o ‘ranking’.

O setor desportivo é o terceiro de maior crescimento, a representar 1,8% do total – 29 mil milhões de euros – representado em volume de crescimento pela Adidas, com 16%, ou pela Nike, a única marca de desporto que integra o top 20.

Embora Portugal não seja um dos países contemplados no ‘ranking’, as 100 marcas são bem conhecidas pelos portugueses. Quer falemos dos automóveis Ford ou Volkswagen que conduzem, das roupas da Zara ou da H&M que vestem, dos ‘smartphones’ Samsung ou Huawei que usam, dos cereais da Kellogg’s e dos iogurtes da Danone que comem ao pequeno-almoço ou dos programas a que assistem, nos momentos de lazer, nos canais Discovery ou MTV, são diários e incontáveis os contactos com as marcas mais valiosas do mundo.

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