O Vision Jet da Cirrus Aircraft é o jato privado mais barato que poderá alguma vez adquirir. E, sim, leu bem, o preço, que ronda os 1,8 milhões de dólares, inclui um para-quedas para o avião.E esta nem é uma característica de segurança nova para a marca, que desde 2000 vem incluindo nos seus aviões um para-quedas. Mas como este é o primeiro avião a jato da marca, torna-se o primeiro do mundo a tê-lo.
Acionado através de uma alavanca vermelha colocada acima da cabeça do piloto, o sistema faz com que o avião levante o seu nariz, forçando a zona inferior a funcionar como um travão, reduzindo a velocidade para níveis que permitam a saída do para-quedas, desenhado para aguentar os mais de 2700 kg de peso da aeronave, bem como o dos seus ocupantes. Para impedir que as linhas que o ligam à fuselagem se partam, o para-quedas insufla-se gradualmente. Insuflado, permite que o avião flutue até ao chão.
Este não, é, no entanto, o único sistema de segurança deste jato. Para diminuir os riscos de acidente, os computadores do Vision Jet tomam controlo do aparelho caso notem que que as condições de voo põem em perigo a sua integridade.
Com apenas um motor a jato, colocado em posição central traseira, para permitir a saída do para-quedas, o Vision Jet possui uma cauda em V, para deixar passar os gases de escape do motor.
Capaz de voar a 17 mil pés de altitude, o interior do Vision Jet acomoda sete passageiros e dois pilotos, com os bancos a poderem ser rearrajados apra facilitar a comodidade dos passageiros. As janelas de grandes dimensões, apesar da cabina pressurizada, são outra mais-valia, e são possíveis graças à utilização de fibra de carbono. Caso pretenda usar o Vision Jet para deslocações maiores, saiba que não há casa de banho, pois o tamanho diminuto, um dos argumentos de venda e uma das razões do seu baixo preço, não o permite. Por isso, é melhor ir antes de partir…
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com