[weglot_switcher]

Conheça os bancos que aderiram às transferências interbancárias imediatas

O sistema de transferências imediatas do Banco de Portugal permite a realização de transferências interbancárias, no tempo máximo de 10 segundos, a qualquer hora e todos os dias, até ao limite de 15 mil euros por operação. Saiba onde encontrá-lo.
26 Dezembro 2018, 17h00

Desde meados de setembro que já é possível transferir dinheiro para uma conta de outro banco e o mesmo ficar disponível em poucos segundos. O sistema de transferências imediatas do Banco de Portugal permite a realização de transferências interbancárias, no tempo máximo de 10 segundos, a qualquer hora e todos os dias, até ao limite de 15 mil euros por operação.

Esta nova funcionalidade vem compor o sistema de transferências interbancárias disponibilizado atualmente nas caixas automáticas e no homebanking, em que uma operação deste género permite a transferência de fundos no dia útil seguinte. Este sistema permite aos titulares de contas nos bancos aderentes fazerem transferências para qualquer instituição bancária dentro do espaço europeu SEPA (num total de 34 países).

A associação de defesa dos direitos dos consumidores (Deco) esteve a analisar 18 instituições bancárias, mas apenas 7 disponibilizam o serviço para quem utiliza a Internet. São elas o Banco BPI, Bankinter, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco e Santander. O BBVA também tem a funcionalidade disponível, mas só ao balcão.

Esta função tem, no entanto, um custo associado. Com exceção do Bankinter e do Crédito Agrícola, todos os bancos cobram mais por este tipo de transferência do que por uma transferência normal feita no site do banco. Uma transferência imediata custa entre 0,52 euros (Bankinter) e 2,60 euros (Novo Banco) por operação. Caso tenha conta no Novo Banco, o custo baixa para 1,61 euros. Em média, uma transferência imediata custa 1,77 euros enquanto as tradicionais custam 1 euro.

[Notícia corrigida a 3 de janeiro: O Crédito Agrícola, tal como o Bankinter, também não cobra mais por este tipo de transferência]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.