[weglot_switcher]

Conheça os cursos superiores com mais saída em Portugal

Licenciaturas e mestrados integrados na área da Saúde dominam. Fora isso, é a Engenharia Informática que mais brilha. O Jornal Económico organizou os dados do Infocursos2020 e mostra-lhe os cursos que mais se destacam pela empregabilidade.
18 Julho 2020, 00h03

Ciências Biomédicas Laboratoriais, Enfermagem e Medicina, Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas destacam-se nos lugares cimeiros da empregabilidade. Fora da área da Saúde, é a Engenharia Informática que mais brilha.

O Jornal Económico trabalhou os dados do portal Infocursos2020 e organizou duas listas – cursos com desemprego zero – e cursos com maior taxa de emprego (entre 0,1% e 5% de desemprego). Naturalmente, os cursos com desemprego zero figuram no grupo dos cursos com mais saída profissional. A lista pode ser consultada aqui.

O portal Infocursos disponibiliza anualmente por esta altura do ano dados e estatísticas sobre cursos superiores, de forma a apoiar os estudantes nas escolhas de curso no ensino superior. O portal é gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com o apoio da Direção-Geral do Ensino Superior, e a edição 2020 foi disponibilizada ao primeiro minuto deste sábado, 18 de julho.

O número de recém-diplomados inscritos nos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem vindo a cair, nos últimos cinco anos. Segundo o Infocursos 2020, há 3,3% de diplomados por universidades e politécnicos públicos desempregados. Em 2016, a taxa foi 8,1%, em 2017, caiu para 7,2% e em 2019 para 3,4%.

A taxa é ligeiramente superior no setor privado: 3,9%.

Para o cálculo foram considerados os diplomados entre os anos letivos de 2014/15 e 2017/18 que se encontravam desempregados em junho 2019 ou em dezembro de 2019, tomando como base a percentagem média de desemprego registado nestes dois meses de referência.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.