Conhece a regra ‘ABCDE’? Saiba como interpretar os sinais do corpo (e como se proteger do calor este verão)

Em entrevista ao Jornal Económico, Rita Sousa, médica especialista em Oncologia, alerta para os riscos da exposição solar e os cuidados a ter na prevenção do cancro da pele.

Com a chegada do verão, os níveis de calor aumentam e com estes vem a maior exposição solar e os perigos que a mesma acarreta. A médica Rita Sousa, especialista em Oncologia, em entrevista ao Jornal Económico, fala dos cuidados a ter com a exposição solar, na prevenção do tumor cutâneo.

Em Portugal, estima-se que sejam diagnosticados por ano mil novos casos deste tipo de cancro, com maior incidência no sexo feminino.

Com o verão a aproximar-se, como devemos lidar com a exposição solar?

Devemos ter todos os cuidados não só no verão, mas também em outras alturas do ano, mas no verão a exposição solar é maior devido ao calor e por isso é também mais nociva para a pele. Evitar andar ao sol nas horas em que é mais forte (entre as 11 horas e as 17 horas). O uso do protetor solar é essencial, o chapéu, mesmo que estejamos à sombra devemos proteger-nos. Tudo isto é válido para crianças, como adultos e idosos.

Para quem pratica desportos que exigem exposição solar, quais são as recomendações?

As pessoas que praticam desportos aquáticos ou aqueles em que usam pouca roupa no corpo, devem colocar protetor solar várias vezes, porque seja com a água ou com o calor do corpo, o protetor acaba por sair e a pele fica mais exposta aos efeitos do sol.

Quando surge algum sinal no corpo, quais são os primeiros cuidados a ter?

Os sinais novos muitas vezes já existem. Na infância, pode já existir algum antecedente. Muitos dos sinais têm origem noutros. É importante referir que o tumor cutâneo não é dos mais prevalentes, mas é dos que causa mais mortalidade. Esses sinais podem ter algumas características que os diferenciam de outros.

Que características são essas?

Nós temos uma regra a que chamamos “ABCDE”. A letra “A” corresponde à Assimetria. Os sinais mais simétricos são benignos. A letra “B” são os Bordos (sinais) irregulares, ou seja não são arredondados. O “C” tem a ver com a Cor. Habitualmente são vários tons de castanho e preto misturados. A letra “D” é de Diâmetro, ou seja os sinais de maior dimensão (superior a 6mm num sinal em crescimento). O “E” é sobre a Evolução do sinal. É necessário estar atento, porque os sinais mudam as suas características e nesse caso deve ser consultado um dermatologista.

 

Ler mais
Recomendadas

Siga estas dicas para aumentar a vida da bateria dos seus equipamentos

Um uso intensivo, num ambiente quente, também não é recomendável, pois a bateria pode sobreaquecer e provocar uma descarga mais rápida ou até mesmo danificar o equipamento.

Vai à Web Summit? Pode deixar moedas e notas em casa

A SIBS e a empresa-mãe da Web Summit renovaram a parceria pelo terceiro ano consecutivo.

Taxas Euribor caem a três e seis meses e sobem a 12 meses

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu hoje para -0,365%. A Euribor a três meses também caiu, ao ser fixada em -0,398%.
Comentários