[weglot_switcher]

Conselho de administração da TAP vai ter representante dos trabalhadores

As eleições para eleger o representante vão ter lugar no início de junho. Podem-se candidatar membros da CT, de sindicatos ou trabalhadores que reúnam assinaturas de apoio.
20 Maio 2021, 17h50

O conselho de administração da TAP vai ter um representante dos trabalhadores da empresa. O membro será eleito num processo eleitoral que vai ter lugar no início de junho.

A medida foi hoje anunciada pelo Governo numa reunião com sindicatos e a Comissão de Trabalhadores.

“Querem aproveitar a assembleia que vai haver para a eleição dos órgãos sociais para elegerem um representante dos trabalhadores. Será não-executivo”, disse ao JE a coordenadora da CT da TAP, Cristina Carrilho.

“É sujeito a um processo eletivo, tem um calendário eleitoral, com todas as etapas. As eleições são a 3/4 de junho, até lá tem de estar tudo pronto”, segundo a responsável.

Quem é que se pode candidatar? “Membros da CT, de organizações representativas dos trabalhadores que tenham pelo menos 2% de associados do grupo, ou trabalhadores que consigam reunir 165 assinaturas de apoio”, adianta Cristina Carrilho

A responsável destaca que este modelo já “existe noutras companhias aéreas estrangeiras”. Na TAP, o conselho de administração chegou a ter membros da CT, “há muitos anos”.

Na quarta-feira, o Tribunal Geral da União Europeia (TGUE) anunciou a anulação da decisão da Comissão Europeia de dar ‘luz verde’ ao Estado português para conceder um empréstimo de 1.200 milhões de euros à TAP, depois da Ryanair ter apresentado uma queixa em 2020 contra esta injeção.

Na prática, a decisão não tem impactos na operação da TAP, pois o tribunal decidiu suspender os efeitos da anulação.

A Comissão Europeia tem agora dois meses para fundamentar melhor porque é que considerou que a injeção de 1.200 milhões não constitui auxílio de Estado.

https://jornaleconomico.pt/noticias/respostas-rapidas-porque-e-que-o-tribunal-europeu-anulou-o-emprestimo-de-1-200-milhoes-a-tap-740686

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.