A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anunciou esta quinta-feira, 18 de janeiro, que o Conselho Europeu de Investigação (European Research Council –ERC) vai apoiar mais cinco projetos em Portugal, num total de 2,1 milhões de euros.
Os projetos abrangem investigação em vários sectores, nomeadamente comportamentos alimentares, doença de Parkinson, nanopartículas, redes sociais e reciclagem e estão a ser desenvolvidos por investigadores da Fundação Champalimaud, REQUIMTE/NOVA, ITQB/NOVA, Instituto de Ciências Sociais/ULisboa e CICECO/Universidade de Aveiro.
Nicolas Schaeffer, investigador do CICECO/Universidade de Aveiro, é o campeão do financiamento, tendo arrecadado 1,5 milhões de euros para o projeto DESignSX – “Hydrophobic Eutectic Solvents for Tailored Metal Separation and Recycling”.
Os restantes quatro projetos são agraciados com 150 mil euros cada. A saber:
Marina Costa Lobo, investigadora do Instituto de Ciências Sociais/ULisboa, para o projeto PolarScopEU – “Mapping and Matching Content Diversity and Bias in EU Online Social Networks”.
Albino Oliveira Maia, da Fundação Champalimaud, para o projeto FoodConnect, “Modulating feeding behaviour in obesity: from brain lesions to non-invasive brain simulation targets”.
Ana Cecília Roque da REQUIMTE/NOVA, para o desenvolvimento do UNMASK, “Unraveling Parkinson’s disease diagnostic”.
Cristina Silva Pereira para o projeto SNAIL – “High performance hydrophobic suberin nanoparticles for the generation of liquid-air biphasic droplets with application in food and therapeutics”, no ITQB/NOVA.
De acordo com informação da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), a investigação desenvolvida em instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia totaliza 85 milhões de euros e 56 projetos coordenados nos concursos do ERC desde o início do Horizonte Europa (2021), o programa-quadro de financiamento europeu de investigação e inovação para o período de 2021-2027.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com