A Drawing Room Lisboa 2025 regressou à Sociedade Nacional de Belas-Artes, espaço que acolhe a feira de arte contemporânea dedicada ao desenho desde a sua primeira edição. Este ano, nos quatro dias da feira, que teve lugar de 23 a 26 de outubro, o número de visitantes superou os 6.500, face aos mais de 5.000 visitantes de 2024, entre público profissional, alunos de escolas e universidades e público em geral.
A edição de 2025 também se destacou pelo aumento de prémios e aquisições, o que não só atesta a vitalidade do mercado, como o crescente reconhecimento dos artistas representados.
A Fundação Millennium bcp atribuiu três distinções: o Prémio Projeto Artístico Destacado a João Vasco Paiva (no valor de 4.500 euros) representado pela Galeria Lehnmann; o Prémio Aquisição Talento Emergente a Sebastião Casanova, representado pela Galeria Pedro Oliveira (no valor de 3.500 euros); e o Prémio Projeto Curatorial Galeria à Balcony Gallery (no valor de 2.000 euros).
O Prémio Imprensa Nacional distingui dois artistas: José Loureiro, representado pela Galeria Fonseca Macedo, e Cecília Costa, artista representada pela Belo Galsterer. Nesta edição a aposta da Imprensa Nacional-Casa da Moeda foi reforçada com a criação de um novo Prémio Editorial atribuído a Tiago Baptista (3+1 Arte Contemporânea).
O Prémio Viarco Novo Talento foi entregue a Filipe Romão, representado pela Braçoperna44, enquanto o Prémio Aquisição Coleção Ângelo & Damião distinguiu Nicoleta Sandulescu, da Galeria Arte Periférica.
No caso dos Prémios Mouseion – Art Law House, dedicados aos artistas mais jovens presentes na feira, a distinção foi para Diogo Nogueira (Galeria Presença), Maria Durão (Kubik Gallery), Ana Romãozinho (Galeria 111), Ana Malta (This Is Not a White Cube) e Sebastião Casanova (Galeria Pedro Oliveira).
O Prémio FLAD de Desenho 2025, no valor de 20.000 euros, é uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em parceria com a Drawing Room Lisboa. Na 8ª edição, Pedro Vaz foi o artista premiado, após análise pelo júri de seleção, composto por Filipa da Rocha Nunes, Leonor Carrilho, Sérgio Mah e Sofia Ponte, que seleccionou os cinco artistas finalistas: Ana Manso, Luísa Jacinto, Mariana Gomes, Pedro Vaz e Tiago Baptista, que viram os seus trabalhos expostos durante a feira.
De realçar ainda que o aumento de prémios e aquisições contrastou com a ausência de aquisições por parte da Câmara Municipal de Lisboa, parceiro histórico da feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com