O consórcio Newtour/MS Aviation mostrou-se agradado com a decisão do conselho de administração da SATA, no sentido de se dar início às negociações com o intuito de se adquirir a companhia aérea Azores Airlines. O consórcio disse ainda “estar totalmente empenhado” em que esta operação tenha sucesso.
“Nesta nova etapa, em que vão ser discutidos os termos da compra da companhia aérea por parte da Newtour/MS Aviation, juntam-se ao agrupamento Carlos Tavares e Paulo Pereira”, lê-se num comunicado enviado às redações.
O Governo Regional açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) considerou que estão reunidas as condições para manter o processo de privatização da SATA Internacional – Azores Airlines e deliberou que o mesmo “deve prosseguir”.
“O agrupamento New Tour/MS Aviation [NT/MS], concorrente ao processo de privatização da SATA Internacional, demonstrou disponibilidade para, em fase de negociação, melhorar financeiramente a sua proposta, aumentando o preço global para 15,2 milhões de euros e reforçando o critério de contribuição para o reforço da capacidade financeira da SATA”, disse o vice-presidente do executivo regional, Artur Lima.
O governante, que fez a leitura do comunicado do Conselho do Governo, que esteve reunido na Madalena, no âmbito de uma visita estatutária à ilha do Pico, adiantou que o conselho de administração da SATA, “voltou a requerer uma nova orientação quanto ao seguimento a dar” ao processo do concurso.
Segundo Artur Lima, a administração da empresa deu conhecimento que “a 28 de fevereiro de 2025, o agrupamento NT/MS apresentou um requerimento no qual prestou ao conselho de administração da SATA, informações sobre a identidade das pessoas singulares, de nacionalidade portuguesa – Carlos Manuel Antunes Tavares Dias e Paulo José Angélica Pereira da Silva -, que, caso venha a ser apresentada uma proposta melhorada, integrarão o agrupamento NT/MS”.
O agrupamento de empresas “informou ainda que a soma das participações sociais que virão a ser detidas pelos dois novos elementos totalizará 49% do capital social da sociedade que virá a deter a participação da SATA Internacional”.
Assim, o executivo deliberou, “estando reunidas as condições para manter o processo de privatização da SATA Internacional – Azores Airlines, que deve o mesmo prosseguir”.
No comunicado, o consórcio referiu que “a entrada de reputados e experientes gestores reitera a vontade do agrupamento de responder às dificuldades que a companhia aérea enfrenta, valorizando o seu potencial estratégico”.
Lembrou que Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis e antigo administrador da Airbus, “tem uma visão estratégica sobre o setor da mobilidade que é amplamente reconhecida, nacional e internacionalmente”.
Já Paulo Pereira, “empresário com um percurso consolidado no investimento e internacionalização de marcas portuguesas, traz para o processo uma forte componente de desenvolvimento e crescimento empresarial”.
“A entrada de ambos na negociação fortalece a capacidade do agrupamento de garantir um futuro sustentável para a Azores Airlines, enquanto continua a assegurar uma gestão experiente e estratégica, que preserva a identidade e os interesses de Portugal”, lê-se.
Com as negociações formalmente iniciadas, “está, como sempre esteve, totalmente empenhado no sucesso da operação”, rematou.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, informou na quarta-feira que o executivo iria analisar a proposta do consórcio Newtour/MS Aviation que pretende adquirir 76% do capital da companhia aérea Azores Airlines por 15,2 milhões de euros.
A 9 de dezembro, Bolieiro também confirmou que a SATA e o consórcio estavam a negociar a privatização e adiantou que a região vai assumir a dívida da companhia aérea.
Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).
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