[weglot_switcher]

Construtoras acusadas de cartel continuam a concorrer a obras

Mota-Engil, Teixeira Duarte, Vossloh, Comsa, Somague e Sacyr Neopul foram acusadas de lesar o Estado. Algumas estão a liderar os novos concursos públicos, lançados pela Infraestruturas de Portugal.
  • Reuters
27 Fevereiro 2019, 08h41

As construtoras e empresas de manutenção ferroviária acusadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) de cartelização e de lesarem o Estado estão a entrar em novos concursos públicos da Infraestruturas de Portugal (IP).

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo “Diário de Notícias/Dinheiro Vivo” (DN/DV)” e recorda a suspeita, cujo processo ainda decorre, de empresas como a Mota-Engil, a Teixeira Duarte, a Vossloh, a Comsa, a Somague e a Sacyr Neopul.

Ao que o jornal apurou, por exemplo, em relação às empreitadas para a construção da Linha ferroviária de Évora, a adjudicação do troço Freixo-Alandroal deverá ser entregue à Mota-Engil e o troço Alandroal-Linha do Leste à Sacyr Neopul.

“Relativamente à acusação deduzida a cinco empresas de manutenção ferroviária pela AdC, importa referir que estas não estão impedidas de apresentar propostas a concursos públicos lançados, não tendo a IP competências ao nível desta matéria”, explicou a empresa estatal ao DN/DV.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.