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Consumidores apresentam cada vez mais reclamações sobre moratórias

O Portal da Queixa recebeu mais de dez denúncias relativamente à Caixa, ao Millennium bcp e à WiZink, por exemplo.
30 Abril 2020, 15h54

Dezenas de consumidores que fizeram pedido de moratória dos créditos aos bancos e instituições financeiras apresentaram reclamações no Portal da Queixa, no período compreendido entre os dias 15 de março e 29 de abril. De pedidos negados à ausência de resposta ou muita burocracia, o portal recebeu 135 denúncias relacionadas com estes instrumentos de apoio financeiro, implementados para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 nas famílias.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Millennium bcp, o WiZink e o Santander Consumer foram as instituições que receberam mais queixas – ainda assim, registando entre 15 a 22 notificações dos consumidores, de acordo com a informação divulgada esta quinta-feira pela rede social.

“É fundamental para a reputação e os níveis de confiança na banca portuguesa, que a resposta seja eficaz e de acordo com as circunstâncias atuais, na medida em que, caso se verifique uma intransigência total e uma análise de processo com critérios idênticos aos tempos antes da crise pandémica, poderá potenciar um enorme descontentamento e distanciamento dos consumidores face à banca tradicional, optando estes, no futuro, pelas ofertas digitais”, refere o CEO do Portal da Queixa, Pedro Lourenço.

Instituições Reclamações de 15 de março a 29 de abril  %
Caixa Geral de Depósitos 22 16,2
Millennium bcp 18 13,3
WiZink 16 11,4
Santander Consumer 15 10,5
Cetelem 10 7,6
Cofidis 10 7,6
Novo Banco 8 5,7
ActivoBank 6 4,8
Oney 5 3,8
Santander Totta 5 3,8
Credibom 4 2,9

Fonte: Portal da Queixa

Ontem, o Banco de Portugal (BdP) divulgou o relatório de supervisão comportamental referente a 2019 e concluiu que os depósitos bancários (32,5%), crédito aos consumidores (24,7%) e crédito à habitação e hipotecário (11,6%) correspondem aos produtos e serviços bancários mais reclamados no país.

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