O consumo de eletricidade em Portugal atingiu um novo máximo histórico nos 11 primeiros meses do ano.
Com uma subida de 3% entre janeiro e novembro, as energias renováveis foram as responsáveis por abastecer 68% deste consumo, revelou hoje a REN – Redes Energéticas Nacionais.
A energia hidroelétrica está acima da média histórica, tendo abastecido 26% do consumo este ano, seguida da energia eólica com 25% e da solar com 12%.
Já a produção a partir de gás natural representou 15% do consumo, com o saldo importador a atingir 17%.
Olhando só para o mês de novembro, o consumo de energia elétrica subiu 7%, à boleia de um novembro homólogo com temperaturas mais quentes para a época.
No mês passado, a produção hidroelétrica ficou acima da média histórica, a par da produção eólica, com a solar a ficar abaixo. As energias renováveis abasteceram 66% do consumo.
O gás natural registou uma subida mensal de mais de 11%, impulsionado por maior contributo para a produção de energia elétrica, com uma subida de 38%.
Até final de novembro, o consumo de gás natural subiu 13%, à boleia do crescimento superior a 100% no uso de gás para produzir eletricidade.
Nos primeiros 11 meses, 97% do gás natural chegou através do terminal de Sines com a Nigéria e EUA a pesarem 51% e 41% no abastecimento nacional.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com