Continental investe 100 milhões e cria 100 postos de trabalho em Vila Nova de Famalicão

Nova unidade de produção para pneus fora da estrada (OTR) em Vila Nova de Famalicão faz parte da estratégia de crescimento da Visão 2025 do grupo.

A empresa Continental deu mais um passo em frente no seu crescimento: com um investimento de cerca de 100 milhões de euros, vai ampliar a unidade industrial em Lousado, Vila Nova de Famalicão. “A  nova área será usada para a produção de pneus para veículos de movimentação de terras e para aplicações portuárias, de jantes superiores a 24 polegadas de diâmetro. Com este novo investimento serão criados mais de 100 novos postos de trabalho”, refere o grupo alemão em comunicado.

“Através dos investimentos e criação de mais capacidade de produção continuamos com a estratégia de crescimento na Divisão de Pneus. Tanto os pneus para aplicações portuárias como para a movimentação de terras estão nas áreas-chave de crescimento do mercado de pneus especiais pesados. Esta nova linha de produção reflete claramente o nosso compromisso com estes segmentos e todo o negócio de pneus fora da estrada”, disse Christian Kötz, administrador executivo do Grupo Continental e responsável para a Divisão de Pneus, citado pelo comunicado.

A nova nave de produção está a ser instalada junto da unidade de produção de pneus agrícolas que foi inaugurada em 2017. Esta nave estará equipada com os mais modernos equipamentos e dispositivos automáticos, que foram desenhados para produzir pneus radiais englobando elevados padrões ergonómicos. Quando estiverem a funcionar em pleno, estas novas linhas irão entregar três novos modelos de pneus para veículos de movimentação de terras e três novos modelos para os portos.

Aalém das novas linhas de produção, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Lousado está a ser ampliado e será utilizado para testes de “performance” e de qualidade de todos os pneus agrícolas, pneus para portos e para movimentação de terras. “Com estes investimentos, reforçamos  a presença em Lousado e desenvolvemos uma fábrica que é das mais eficientes, apoiada num centro de competências para pneus radiais gigantes para uso fora da estrada. Ao longo dos últimos anos a continental já investiu 150 milhões de euros para aumentar a produção de pneus ligeiros de alta performance e o arranque da produção de pneus agrícolas em Lousado. Investimentos como este são a resposta da estratégia e Visão 2025 da Divisão de Pneus da Continental” concluiu Christian  Kötz.

Para Pedro Carreira, presidente da administração da Continental Mabor, “este novo investimento reflete, uma vez mais, a confiança do acionista na equipa de Lousado e segue a nossa estratégia para a sustentabilidade da empresa. Naturalmente, que para este investimento é crucial o apoio do Estado Português, sem o qual não seria possível trazer mais este novo e importante investimento para a nossa comunidade e para o nosso país”. E acrescentou: “estamos certos que brevemente iremos contar com a nova travessia sobre o Rio Ave  para podermos escoar os novos produtos”.

“A AICEP, ao longo destes anos, tem acompanhado e apoiado todos os investimentos e desenvolvimentos inovadores da Continental em Portugal, tendo assistido a um aumento notável das suas exportações Estamos particularmente contentes com esta nova atividade da Continental de Vila Nova de Famalicão pois representa não só mais uma linha de produção exportadora para o mundo, mas também a demonstração da elevada competitividade desta unidade industrial no seio do Grupo Continental. Parabéns à Continental e contem com a AICEP para dar todo o seu apoio a esta empresa exportadora de referência” disse Luís Castro Henriques, presidente da AICEP.

No ano passado a Continental Mabor produziu cerca de 18 milhões de pneus para viaturas de passageiros e comerciais  ligeiros e mais de 11 mil pneus agrícolas. No final do 2018 a empresa tinha no seu quadro permanente mais de 2.150 colaboradores.

Ler mais
Recomendadas

10 mandamentos gastronómicos da Quinta do Lago

Um verdadeiro portfólio gastronómico. Esta é a promessa de tudo aquilo que poderá encontrar na Quinta do Lago. Em cada uma das opções, uma experiência surpreendente. É que, aqui, a Natureza e o luxo andam de mãos dadas.

Toyota traz para Portugal um bestseller mundial

Foi comercializado em Portugal, no passado. É-nos familiar dos filmes e séries norte-americanos, onde se impõe pelo seu reconhecido requinte. Chega agora ao mercado português para se assumir como a proposta de topo da Toyota. Os argumentos são muitos…

ABANCA integra Ana Barros como administradora

A instituição reuniu o seu conselho de administração pela primeira vez em Lisboa. Licenciada no Porto, Ana Barros trabalhou em banca de investimento em Madrid, Nova Iorque e Londres, entre várias outras funções.
Comentários