O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou esta terça-feira que recuperou cerca de que 90 km2 de território na região de Donetsk, no leste da Ucrânia – onde estão compreendidas pelo menos sete localidades “que foram liberadas”. Na mesma altura – ou seja, ao longo de cerca de uma semana de combates – disse ainda o Ministério, as tropas ucranianas recapturaram uma área em redor de Bakhmut.
Naquilo que parece ser a ofensiva pré-anunciada pelo regime de Kiev, o esforço de recuperar território no leste da Ucrânia mereceu entretanto uma resposta de Moscovo, que durante esta noite lançou uma barragem de mísseis (“um ataque maciço com mísseis”, refere a imprensa russa) sobre a cidade ucraniana de Kryvyi Rih, a sudeste de Dnipro – uma zona já muito central da Ucrânia.
“Há mortos e feridos”, disse Serhiy Lisak, governador da região de Dnipropetrovsk – citado pelas agências internacionais – depois de ataques aéreos russos terem atingido várias estruturas civis na cidade, disse por seu lado o autarca da cidade, Oleksandr Vilkul.
As forças ucranianas anunciaram entretanto que abateram dez dos 14 mísseis de cruzeiro lançados pela Rússia durante os ataques conduzidos esta madrugada, ao mesmo tempo que as defensas antiaéreas também intercetaram um dos quatro drones Shahed, de fabrico iraniano, lançados pela Rússia. Kiev afirmou entretanto que há cada vez mais drones de proveniência iraniana a ‘infestar’ os céus ucranianos.
Outra vitória averbada pelas forças ucranianas sucedeu na frente sul de Zaporizhzhia, onde um ataque de mísseis resultou na morte de um general russo. “Como resultado de um ataque de mísseis inimigos, o chefe do Estado-Maior do 35.º Exército Combinado, major-general Sergei Goryachev, foi morto”, disse fonte russa citada pelas agências do país.
Goryachev, um comandante condecorado que chegou a liderar as tropas russas na região separatista da Moldávia, a Transnístria, foi considerado “como um dos mais brilhantes e eficazes líderes militares” – o que só pode querer dizer que Moscovo entende a sua morte como um acontecimento grave. As mesmas fontes indicam que Goryachev foi morto por um míssil de cruzeiro Storm Shadow, fornecido pelo Reino Unido.
No meio da pouca informação que circula sobre a alegada contraofensiva, a região de Zaporizhzhia, controlada em cerca de 80% pelas forças russas, pode ser um dos principais focos dessa operação montada pela Ucrânia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com