O número foi calculado num estudo da consultora BDO e do ISEG e dá conta que a atividade do Grupo Fundação AIP, detentor do Centro de Congressos de Lisboa (CCL) e da FIL, gerou um valor acrescentado bruto (VAB) de 583 milhões de euros para a economia nacional em 2024, um crescimento de 60% face ao ano anterior.
O estudo sobre a atividade da Fundação em 2024 revela ainda que eventos próprios e de terceiros da Fundação AIP geraram consumo de 577 milhões de euros na região de Lisboa em 2024.
“Os eventos próprios organizados pelo próprio Grupo Fundação AIP na FIL e os organizados por terceiros, realizados no ano passado na FIL e no CCL, geraram um consumo em hotelaria, restauração, transportes e lazer na região de Lisboa de 577 milhões de euros”, indica o estudo com base em dados da Fundação, dos inquéritos efetuados a expositores e organizadores de eventos na FIL e no CCL e do Observatório de Turismo de Lisboa, elaborado pela Associação de Turismo de Lisboa.
Em 2024, o número de eventos próprios e de terceiros ascendeu a 142. No primeiro caso, os eventos próprios geraram um aumento de 20% no número de visitantes, enquanto nos eventos de terceiros o fluxo de visitantes subiu 50%.
António Ramalho, Presidente da Comissão Executiva da FIL e Vice Presidente da Fundação AIP, considera que “os resultados deste estudo demonstram a elevada importância da atividade de eventos próprios e de eventos de terceiros para a economia nacional e da região de Lisboa, onde a Fundação AIP tem um papel impulsionador”.
“Fica assim demonstrado o contributo direto da nossa atividade para a economia nacional, bem como o volume de negócios que os participantes nestes eventos geram para o país”, refere.
Também o número de expositores aumentou, com destaque para o crescimento de 150% no número de expositores de eventos de terceiros, tendo estes comunicado um aumento de 100% no volume de negócios gerado nos eventos e pós-evento em que participaram, totalizando 435 milhões de euros.
O emprego criado pelos eventos próprios e externos aumentou 46%, para perto de 16 mil no total, segundo o estudo.
Em 2024, o Grupo Fundação AIP registou um crescimento de 24% do seu resultado líquido consolidado, para 10,1 milhões, o valor mais alto da história da Fundação, bem como um volume de negócios na ordem dos 47,6 milhões, um aumento de 37% face a 2023.
A Fundação AIP tem por fim promover, patrocinar e realizar ações que visem o desenvolvimento das atividades das empresas portuguesas, nos domínios associativo, técnico, económico e comercial, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com