A Cooltra, empresa de mobilidade sustentável em duas rodas que é líder na Europa, formalizou um financiamento de 22 milhões de euros com um conjunto de instituições financeiras espanholas e europeias.
A operação foi liderada pelo Santander Corporate and Investment Banking e também participaram a Compañía Española de Financiación del Desarrollo (Cofides), o Institut Català de Finances, o Deutsche Bank, o Bankinter e a Arquia.
Dos 22 milhões de euros obtidos, 18 milhões correspondem a um empréstimo sindicado “verde” entre diferentes entidades espanholas, que se somam a outros 4 milhões de euros de refinanciamento de dívida atual.
“É a primeira vez que uma empresa do nosso setor consegue um empréstimo com estas características”, refere Luís Cancela, Regional Manager da Cooltra em Portugal.
“Trata-se de um instrumento frequentemente reservado a grandes empresas já estabelecidas e pouco acessível a empresas em crescimento, o que demonstra a confiança que as diferentes entidades mantêm no futuro da mobilidade sustentável e, em especial, no nosso plano de expansão internacional”, acrescenta.
Em comunicado, a Cooltra refere que o empréstimo permitirá ao Grupo “afirmar a sua liderança no mercado europeu”.
“O acordo foi fechado após a empresa ter concluído um aumento de capital de 25 milhões de euros em novembro do ano passado” sendo que “no último exercício, a empresa faturou 47 milhões de euros e espera ultrapassar os 50 milhões de euros em 2023”, acrescenta o comunicado.
Após a entrada da Cooltra na Alemanha, em 2022, através do renting a empresas e entidades da administração pública, a empresa continuou a apostar nos mercados externos durante a primeira metade deste ano, ganhando peso em países onde já estava presente, como Itália e França.
Em comunicado a empresa diz que recentemente levou as suas bicicletas elétricas partilhadas para o mercado italiano, onde já é líder em motosharing através da sua presença nas cidades de Roma, Milão e Turim.
Além disso, este mês de julho a Cooltra foi selecionada para gerir o serviço de motosharing de Paris para os próximos cinco anos, concurso que envolveu uma dezena de empresas. A companhia desembarcou na capital francesa há dois anos e já tem 2.500 motos elétricas, uma das maiores frotas da cidade.
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