A capital da Dinamarca, Copenhaga, está a testar por estes dias um sistema a que deu o nome de CopenPay, que incentiva os visitantes a pensar e agir de forma mais sustentável através da participação em ações consideradas amigas do ambiente.
Uma reportagem da cadeia britânica “BBC” revela que o programa piloto, no terreno desde meados do mês passado, providencia recompensas com comida grátis e outras atividades em troca de programas como apanha de lixo, uso de transporte público ou andar de bicicleta na cidade.
“Queremos que o turismo seja uma força para uma mudança positiva e não um fardo ambiental”, explica Rikke Holm Petersen, diretora de marketing do conselho de turismo Wonderful Copenhagen, a Adrienne Murray Nielsen da “BBC”. “Quando se viaja, às vezes esquecem-se os bons hábitos que se têm em casa”, salienta a mentora do projeto, adiantando: “Queremos inspirar uma mentalidade e comportamento mais conscientes e sustentáveis entre os viajantes.”
A abordagem amigável de Copenhaga contrasta fortemente com a de outras cidades europeias onde o turismo continua a exacerbar tensões entre os residentes e os que chegam. A cidade italiana de Veneza, por exemplo, introduziu taxas de entrada diárias e proibiu grandes grupos e alto-falantes, enquanto em Barcelona e na ilha espanhola de Maiorca os moradores continuam a dinamizar protestos nas ruas contra os forasteiros.
O programa piloto CopenPay vai decorrer até 11 de agosto e será avaliado no final. Os resultados ditarão ser vai ser adotado durante todo o ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com