[weglot_switcher]

Coronavírus: companhias aéreas já perderam dois mil milhões em bolsa

Entre as companhias aéreas mais afetadas destacam-se a International Airlines Group (IAG) detentora da British Airways, Iberia, Air Europa e Vueling, que registou perdas superiores a 6%.
27 Janeiro 2020, 16h56

Com os governos um pouco por todo o mundo a desaconselharem os seus cidadãos a viajar de e para a China, as companhias aéreas já começaram a registar perdas significativas e o ritmo parece estar a aumentar. Segundo o El Economista, As cinco principais companhias aéreas europeias já perderam dois mil milhões de euros em bolsa.

Entre as companhias aéreas mais afetadas destacam-se a International Airlines Group (IAG) detentora da British Airways, Iberia, Air Europa e Vueling, que registou perdas superiores a 6%. Adicionalmente, a Air France-KML e a Lufthansa perderam 6,91% e 6,14% respetivamente.

Para combater a falta de procura, a Air France-KML apresentou descontos a rondar os 16%, por sua vez a Lufthansa reduziu os custos para os consumidores em 13%. Ambas as companhias estão bastante expostas ao mercado asiático, no caso da companhia francesa a percentagem corresponde a 22%, e a alemã 24%.

À medida que o coronavírus se continua a alastrar por várias regiões, o medo paira sobre as companhias aéreas e, estende-se aos setores da hotelaria e reserva de viagens, mas também, ao setor do consumo, especialmente o do luxo, visto que 35% da procura mundial diz respeito ao mercado asiático.

Ainda assim nem tudo são más notícias para o grupo IAG, tendo em conta que os analistas responsáveis pela conotação da empresa, continuam irredutíveis mantendo o otimismo na compra de ações, ao recomendarem o potencial de crescimento do grupo em 18%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.