[weglot_switcher]

Coronavírus ‘contagia’ Wall Street. Todos os índices em queda

A imprensa internacional dá conta de que o vírus chinês, que teve origem na cidade de Wuhan, já vitimou pelo menos 80 pessoas. A China, que já disse que os sintomas do vírus podem demorar até 14 dias para se manifestaram, cancelou diversos serviços de transportes públicos e celebraçoes da entrada no novo ano para conter a propagação do vírus. As chegadas de turistas a Macau, a capital do jogo, registaram uma queda de 80% face a igual período do ano passado, noticiou a “Bloomberg”.
  • Reuters
27 Janeiro 2020, 15h07

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque iniciaram a primeira sessão da semana em queda devido ao coronavírus, acompanhando as congéneres europeias. A sessão asiática também já tinha encerrado em baixa.

A imprensa internacional dá conta de que o vírus chinês, que teve origem na cidade de Wuhan, já vitimou pelo menos 80 pessoas. A China, que já disse que os sintomas do vírus podem demorar até 14 dias para se manifestarem, cancelou diversos serviços de transportes públicos e celebrações da entrada no novo ano para conter a propagação do vírus. As chegadas de turistas a Macau, a capital do jogo, registaram uma queda de 80% face a igual período do ano passado, noticiou a “Bloomberg”.

Esta segunda-feira, o S&P 500 perdia 1,59%, poucos momentos após o toque do sino de abertura, para os 3.243,10 pontos; o industrial Dow Jones cedia 1,65%, para 28.512,52 pontos; e o tecnológico Nasdaq desvalorizava 2,14%, para 9.115,32 pontos.

Para Philippe Waechter, diretor da Economic Research de Ostrum AM (Natixis IM), se o vírus se propagar “terá um forte impacto na economia chinesa” e “redundaria num crescimento mais fraco do PIB da China em 2020”.

A cidade de Wuhan, com cerca de onze milhões de pessoas, é a sede dos principais produtores chineses de automóveis e de aço. Além disso, mais de 300 das 500 principais empresas do mundo têm sede na cidade.

“No curto-prazo, a principal fonte de preocupação centra-se nas vendas a retalho”, disse Philippe Waechter, devido aos cancelamentos das celebrações do ano novo.

Nas empresas, destaque para a queda da Alibaba, que está a perder mais 3%. A Apple e a Microsoft também estão a perder cerca de 2%. A Disney, que encerrou um parque temático em Hong Kong, também está em terreno negativo.

O preço do petróleo também está a ser afetado pelo coronavírus, uma vez que a China reduziu a procura pela matéria-primas. Em Londres, o barril de Brent, referência mundial, perde 2,06%, para 59,44 dólares. Nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate desvaloriza 2,03%, para 53,09 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.