[weglot_switcher]

Coronavírus não arrefece plano milionário da Vanguard Properties para a Comporta

Para já, os planos que a Vanguard Properties delineou para a primeira fase de construção da Comporta não se vão alterar devido à quebra da atividade económica por causa do surto do novo coronavírus. Projetos para os campos de golf estão em fase avançada.
18 Março 2020, 13h06

José Cardoso Botelho, líder da Vanguard Properties, empresa maioritária do consórcio Vanguard/Amorim Luxury, que se tornou dono de dois ativos imobiliários localizados na Herdade da Comporta, disse ao Jornal Económico que, se não for decretado o estado de emergência, vão manter-se os planos delineados para o início da primeira fase de construção das ‘Terras da Comporta’ – nome escolhido pelo consórcio para designar as duas áreas de desenvolvimento turístico que comprou, o Comporta Links e o Comporta Dunes.

“A Vanguard Properties criou um grupo empresarial, exclusivamente para o projeto da Comporta, dotando-o de meios financeiros, para prosseguir o seu projeto por um prazo de oito anos. Ou seja, vamos manter o nosso planeamento e avançar, pois apesar da incerteza levantada pela crise do Covid 19, achamos que as vantagens competitivas de Portugal se mantêm e quiçá, ião ser ampliadas a curto e médio-prazo”, explicou o mananging partner da Vanguard Properties e braço direito do empresário Claude Berda.

Cardoso Botelho adiantou que depois da aquisição, que aconteceu no dia 14 de novembro, foram contratadas “algumas das empresas instaladoras de equipamentos eletromecânicos para proceder ao levantamento da situação e sequentemente da reparação e manutenção”.

Os anteriores projetistas das infraestruturas também foram contratados pela Vanguard Properties de forma a concluirem um conjunto de projetos que se encontram pendentes e deverão “estar terminados em meados de abril”. E, até ao final deste mês de março, deverá ser contratada uma empresa geral de fiscalização.

Só depois, explicou José Cardoso Botelho, irá a Vanguard Properties “terminar os cadernos de encargos, promover os concursos e retomar (Comporta Dunes) e iniciar (Comporta Links) as obras de infraestruturas”.

O projeto do campo do golf para o Comporta Dunes é o que se encontra em desenvolvimento mais avançado, uma vez que o respectivo levantamento já se encontra “concluído”, devendo, nas próximos duas semanas, ser aprovado o planeamento. A abertura do campo de golfe do Comporta Dunes deverá dar-se em junho de 2022 – há outro previsto para o Comporta Links – será um campo com 18 buracos e já se encontra parcialmente construído, assim como o club house, que era um projeto da imaginação do arquiteto Souto Moura.

Sobre o projeto para o campo de golf do Comporta Links, José Cardoso Botelho assegura que “estamos em fase avançada com uma equipa internacional”.

Depois de um longo processo que se iniciou em 2018, o consórcio Vanguard/Amorim Luxury venceu o segundo concurso para a compra de duas áreas de desenvolvimento turístico situadas na Herdade da Comporta, tendo desembolsado mais de 157 milhões de euros.

Em novembro de 2019 a escritura pública foi finalmente assinada. O consórcio tem planeado um investimento de longo-prazo para as “Terras da Comporta” superior a mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.