[weglot_switcher]

Corrida ao Manchester United: sauditas, qataris e um milionário que queria construir fábrica de jipes em Portugal

A corrida já atraiu qataris, fundos norte-americanos e um milionário britânico que queria construir uma fábrica de jipes em Portugal.
17 Fevereiro 2023, 13h46

A Arábia Saudita submeteu um pedido para comprar o Manchester United. A notícia foi revelada pelo “Telegraph”. Vários grupos privados sauditas indagaram pelo negócio, segundo o jornal. O prazo para apresentar ofertas termina esta sexta-feira.

O pedido saudita junta-se aos feitos por vários fundos norte-americanos, e pela casa real do Qatar que submeteu uma proposta de cinco mil milhões de libras pelo clube, segundo a “Bloomberg”.

O consórcio qatari inclui Hamad bin Jassim bin Jaber Al Thani, o ex-primeiro-ministro do país e líder do Qatar Investment Authority.

Outra das propostas feitas é a do milionário britânico Jim Ratcliffe, adepto do United durante toda a vida e fundador da empresa química INEOS.

Curiosamente, o milionário já teve um plano para construir uma fábrica de jipes em Estarreja, Aveiro, em 2019/2020. Contudo, o projeto acabaria por cair devido à pandemia da Covid-19.

O plano passava por a INEOS Automotive produzir jipes todo o terreno, equipados com motores da alemã BMW. O sonho do milionário começou quando a Land Rover deixou de produzir o Defender original em 2016.

“Quando a Jaguar Land Rover anunciou que iria terminar a produção do Land Rover Defender em 2016, deixou uma lacuna no mercado para um todo-o-terreno, que o Jim decidiu que a INEOS podia colmatar, assim nasceu o Projekt Grenadier”, anunciava então a empresa.

O investimento atingiria 250 milhões de euros, com 500 trabalhadores a produzir 25 mil SUV por ano. A produção arrancaria em 2022.

Jim Ratcliffe conta com uma fortuna avaliada em 137 mil milhões de dólares. A INEOS emprega mais de 26 mil pessoas em 29 países, com uma receita de 61 mil milhões de dólares. Anualmente, produz 60 milhões de toneladas de químicos.

A produção do Ineos Grenadier arrancou no verão de 2022 em França.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.