[weglot_switcher]

Corticeira Amorim com mais-valia de 14 milhões na venda de 80% da Timberman Denmark

O negócio foi feito por um valor de 23,7 milhões de euros. Esta transação origina uma mais-valia estimada de cerca de 14 milhões de euros nas contas consolidados da Corticeira Amorim.
11 Dezembro 2024, 16h48

A Corticeira Amorim adicionou uma nova informação ao comunicado que tinha enviado ao mercado hoje de manhã. Depois de ter anexado o valor da venda, de 23,7 milhões de euros, eis que revelou que a venda de 80% da Timberman Denmark, através da sua subsidiária Amorim Cork Flooring, origina uma mais-valia estimada de cerca de 14 milhões de euros nas contas consolidados da Corticeira Amorim.

A Amorim Cork Floring, uma empresa detida integralmente pela Corticeira Amorim, anunciou que vendeu a totalidade da sua participação líquida (representativa de 80%) no capital social da Timberman Denmark (Hadsund, Dinamarca), que, por sua vez, detém a totalidade da sociedade sueca Timberman Golv (antiga Amorim Cork Sweden) – ao grupo Salix que faz parte do conglomerado industrial sueco Volati.

A Timberman Denmark e a Amorim Cork Sweden manter-se-ão como distribuidoras dos produtos de revestimento da Amorim Cork Floring nos mercados da Dinamarca e da Suécia, de acordo com a sua nova estratégia de, em alguns mercados, passar de um modelo de distribuição próprio assente em filiais, para um modelo assente em distribuidores.

“Esta mudança corre em paralelo com o lançamento, em 2025, da nova unidade designada Amorim Cork Solutions, que partirá da atividade da Amorim Cork Composites e onde serão incorporadas as atividades dos pavimentos e dos isolamentos”.

A Timberman Denmark e a Amorim Cork Sweden AB realizaram em 2024, nos mercados da Dinamarca e da Suécia, um volume de negócios consolidado de trinta e seis milhões de euros.

O grupo Salix emitiu um comunicado sobre o mesmo negócio de compra da empresa que produz pavimentos e que é líder de mercado na Dinamarca.

A aquisição reforça a presença do Salix Group na Dinamarca.

A Timberman gera aproximadamente 420 milhões de coroas suecas (37,3 milhões de euros) em receitas, com um EBITA ajustado de aproximadamente 60 milhões de coroas suecas (5,3 milhões de euros) e o preço de compra ascendeu a cerca de 310 milhões de coroas suecas, ou 27,5 milhões de euros, em termos de Enterprise Value (incluindo dívida), o que corresponde a um múltiplo EV/ EBITA ajustado de aproximadamente 5x.

A Timberman foi fundada em 2001 na Dinamarca e é atualmente um fornecedor líder de soluções para pavimentos, tanto para casas particulares como para ambientes comerciais.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.