[weglot_switcher]

Cosec com aumento de 80% nos Seguros Caução durante o primeiro trimestre

De acordo com o regulador, e considerando a produção em Seguro Caução, a quota de mercado da Cosec é agora de 54,3%, em comparação com os 22,3% registados no primeiro trimestre de 2019, o que significa um acréscimo de 32 pontos percentuais.
13 Julho 2020, 11h47

A Cosec – Companhia de Seguro de Créditos detida pela Euler Hermes e pelo BPI, registou um crescimento de 80% nos Seguros Caução durante o primeiro trimestre deste ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado. Isto num contexto em que este mercado registou um decréscimo de -35%. Os dados são da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

De acordo com o regulador, e considerando a produção em Seguro Caução, a quota de mercado da Cosec é agora de 54,3%, em comparação com os 22,3% registados no primeiro trimestre de 2019, o que significa um acréscimo de 32 pontos percentuais.

Atualmente, a Cosec apoia 450 empresas, e tem riscos assumidos de cerca de 380 milhões de euros. No primeiro trimestre do ano, a Cosec emitiu apólices a inúmeros setores de atividade, nomeadamente, para a indústria farmacêutica, construção, energia e combustíveis, etc.

“As soluções de Seguro Caução da Cosec permitem às empresas nacionais garantir o bom cumprimento das obrigações assumidas perante o beneficiário da caução. É um meio para, em situações em que há imposição legal ou regulamentar, assegurar garantia de proteção do beneficiário perante incumprimento contratual e/ou financeiro de um tomador”, explica a seguradora em comunicado.

“Estes dados são resultado do investimento que a Cosec vem fazendo no seu portefólio de soluções de Seguro Caução, através do lançamento de novos produtos, mostrando também um reforço da ação comercial que Companhia vem desenvolvendo e que lhe permite uma posição de liderança e credibilidade”, afirma Maria Celeste Hagatong, presidente do Conselho de Administração.

Na nota a companhia que é líder nos ramos do seguro de créditos e caução, diz que “a resposta da Cosec aos pedidos de emissão de apólice e decisão de plafonds de Seguro Caução é rápida. Este produto permite uma diversificação das entidades garantes nomeadamente relativamente ao sistema bancário. Os rácios de solidez financeira da companhia, assim como a sua estrutura acionista, permitem a aceitação generalizada destes produtos junto de entidades públicas e privadas”.

A oferta de produtos Cosec neste segmento contempla Empreitadas e Fornecimentos: para cumprimento das obrigações contratuais de empreitadas, obras e fornecimentos; Aduaneiras: para cumprimento de quaisquer imposições aduaneiras assumidas perante as alfândegas; Pagamentos: para o bom cumprimento das obrigações de pagamento de prestação de serviços ou entrega de bens assumidas com base contratual, detalha a empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.