Cosec com aumento de 80% nos Seguros Caução durante o primeiro trimestre

De acordo com o regulador, e considerando a produção em Seguro Caução, a quota de mercado da Cosec é agora de 54,3%, em comparação com os 22,3% registados no primeiro trimestre de 2019, o que significa um acréscimo de 32 pontos percentuais.

A Cosec – Companhia de Seguro de Créditos detida pela Euler Hermes e pelo BPI, registou um crescimento de 80% nos Seguros Caução durante o primeiro trimestre deste ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado. Isto num contexto em que este mercado registou um decréscimo de -35%. Os dados são da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

De acordo com o regulador, e considerando a produção em Seguro Caução, a quota de mercado da Cosec é agora de 54,3%, em comparação com os 22,3% registados no primeiro trimestre de 2019, o que significa um acréscimo de 32 pontos percentuais.

Atualmente, a Cosec apoia 450 empresas, e tem riscos assumidos de cerca de 380 milhões de euros. No primeiro trimestre do ano, a Cosec emitiu apólices a inúmeros setores de atividade, nomeadamente, para a indústria farmacêutica, construção, energia e combustíveis, etc.

“As soluções de Seguro Caução da Cosec permitem às empresas nacionais garantir o bom cumprimento das obrigações assumidas perante o beneficiário da caução. É um meio para, em situações em que há imposição legal ou regulamentar, assegurar garantia de proteção do beneficiário perante incumprimento contratual e/ou financeiro de um tomador”, explica a seguradora em comunicado.

“Estes dados são resultado do investimento que a Cosec vem fazendo no seu portefólio de soluções de Seguro Caução, através do lançamento de novos produtos, mostrando também um reforço da ação comercial que Companhia vem desenvolvendo e que lhe permite uma posição de liderança e credibilidade”, afirma Maria Celeste Hagatong, presidente do Conselho de Administração.

Na nota a companhia que é líder nos ramos do seguro de créditos e caução, diz que “a resposta da Cosec aos pedidos de emissão de apólice e decisão de plafonds de Seguro Caução é rápida. Este produto permite uma diversificação das entidades garantes nomeadamente relativamente ao sistema bancário. Os rácios de solidez financeira da companhia, assim como a sua estrutura acionista, permitem a aceitação generalizada destes produtos junto de entidades públicas e privadas”.

A oferta de produtos Cosec neste segmento contempla Empreitadas e Fornecimentos: para cumprimento das obrigações contratuais de empreitadas, obras e fornecimentos; Aduaneiras: para cumprimento de quaisquer imposições aduaneiras assumidas perante as alfândegas; Pagamentos: para o bom cumprimento das obrigações de pagamento de prestação de serviços ou entrega de bens assumidas com base contratual, detalha a empresa.

Ler mais
Recomendadas

Sindicatos reúnem hoje com presidente do Montepio. Na agenda está saída de 800 trabalhadores

Sindicatos dos bancários receberam com surpresa a notícia de uma eventual dispensa de centenas de trabalhadores. E falam que “será algo de uma magnitude nunca vista na Europa”. Reúnem nesta quarta-feira, 23 de setembro, com a comissão executiva do Banco Montepio. Em cima da mesa está plano de reestruturação do banco que já será do conhecimento do Banco de Portugal.

Parlamento discute auditoria da Deloitte ao Novo Banco e alteração das regras de nomeação para Governador do BdP

Entre os 17 pontos em agenda que os deputados da COF vão discutir, quatro estão relacionados com a auditoria que a Deloitte fez aos actos de gestão BES/Novo Banco, estando ainda prevista a discussão e votação na especialidade do projeto-lei do PAN para alterar as regras de nomeação do Governador e membros do conselho de administração do Banco de Portugal.

Moody’s mantém rating do CaixaBank e põe o do Bankia em revisão para ‘upgrade’

A agência de notação financeira norte-americana manteve a perspetiva estável do banco espanhol que detém o BPI.
Comentários