[weglot_switcher]

Costa anuncia 1,6 mil milhões de euros para modernizar as escolas e qualificar profissionais do sector

António Costa anunciou ainda que as bolsas de mestrado vão ser alargadas até 2.750 euros.
29 Agosto 2021, 13h51

“Apesar de qualquer esforço, os dias e meses que se perderam com o ensino presencial foram muito prejuiciais para o desenvolvimento das crianças e do seu processo  de aprendizagem”, começou por referir António Costa durante o seu discurso de encerramento no 23º Congresso do PS, em Portimão.

Face a estas dificuldades no ensino geradas pela pandemia, o secretário-geral dos Socialistas, agora reeleito,  e primeiro-ministro prometeu que o próximo objetivo do Governo passa por executar “um programa de recuperação das aprendizagens”, onde vão ser investidos 900 milhões de euros, tanto no “reforço da flexibilidade e autonomia dos processo de tutoria” como também no reforço de “técnicos especializados no apoio à recuperação de todas as crianças e jovens” prejudicados pelo ensino à distância.

Elegidos como prioridade no Programa de Recuperação e Resiliência, diz António Costa, estão a modernização das escolas profissionais e docentes. “Os que ficaram para trás na recuperação das escolas vão ter a resposta”: 750 milhões de euros que vão ser investidos na “modernização das instalações, na aquisição de novos equipamentos, qualificação de professores e técnicos.

“O ensino profissional tem que ser um de primeira qualidade”, reforça.

Quanto ao aumento de alunos no ensino superior nas áreas das tecnologias, ciências, engenharias e matemáticas, António Costa relembra que no PRR consta o programa impulso jovem que irá assegurar um aumento, até 205, de 40% no número de jovens que se irão graduar nessas áreas.

“São áreas estratégicas para o futuro do nosso país”, argumenta.

Quanto às bolsas de mestrado, Costa anuncia que vão ser “democratizados” os acessos e por isso “a ação social no Ensino Superior” vai ser “significativamente reforçada”.

“Muitos dos mestrados têm um custo extremamente elevado que a atual bolsa de 697 euros não permite muitas famílias suportar”, diz, e por isso o Governo vai avançar com um alargamento de bolsas para mestrado até ao limite de 2.750 euros. “Um reforço absolutamente extraordinário”, considera.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.