[weglot_switcher]

Costa avisa que restrições vão durar até final de março: “Temos que manter o atual nível de confinamento”

O primeiro-ministro anunciou hoje as medidas que vão vigorar durante o novo estado de emergência que decorre entre 15 de fevereiro e 1 de março.
Tiago Petinga/Lusa
11 Fevereiro 2021, 17h57

O primeiro-ministro disse hoje que apesar do confinamento estar a surtir efeito, o confinamento vai continuar a vigorar e deverá manter-se até ao final do mês de março.

“Temos que manter o atual nível de confinamento, seguramente para os próximos 15 dias, e teremos que manter ainda durante o mês de março”, disse hoje António Costa. “Não é o momento para começar a discutir desconfinamentos, totais ou parciais, é o momento para continuarmos com toda a determinação a fazer o que temos feito nas últimas semanas”.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro começou por destacar que “graças ao esforço cívico, o confinamento esta a produzir resultados. Nas ultimas duas semanas, travamos o crescimento de novos casos e diminuímos o ritmo de novos casos. Este decréscimo tem se traduzido numa redução de risco de transmissibilidade que esta em 0,77, o mais baixo desde o inicio da pandemia, muito visível na redução efetiva de novos casos diários”, afirmou.

Depois, alertou que a “situação continua a ser extremamente grave. Estamos ainda no nível de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, e “elevadíssimo numero de pessoas internadas, menor face há 15 dias, mas ainda elevado”. O governante disse que ainda existem “muitas pessoas internadas nas unidades de cuidados intensivos”, destacando ainda o “elevadíssimo numero de óbitos diários”, apesar de terem vindo a diminuir.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.