Covid-19: Ana Gomes diz que estado de emergência “só em último recurso”

Ex-eurodeputada comentou para a SIC Notícias a decisão tomada por Marcelo Rebelo de Sousa de convocar o Conselho de Estado.

Cristina Bernardo

Ana Gomes disse que decretar o estado de emergência em Portugal é uma decisão que “só em último recurso” deverá ser tomada. Reagindo ao anúncio de que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa irá convocar o Conselho de Estado na tarde desta quarta-feira, justamente para discutir esse cenário, a ex-eurodeputada socialista disse à SIC Notícias que as medidas que estão a ser postas em prática pelo Governo poderão ser suficientes para lidar com a crise do Covid-19. “Vai depender da responsabilidade de todos nós”, comentou.

Apontada como uma das possíveis candidatas à Presidência da República em 2021, embora tenha até agora negado essa possibilidade, Ana Gomes elogiou a atuação do primeiro-ministro, António Costa, dizendo que se reviu nas suas palavras, nomeadamente quando salientou que as medidas devem restringir ao mínimo as liberdades dos cidadãos.

Recomendadas

“Salvar as empresas e preservar o emprego”. Conheça as prioridades de António Costa Silva para recuperar a economia

O gestor, atualmente presidente da Partex, a quem o Primeiro Ministro pediu o plano de recuperação diz que tem de se evitar que a economia “entre em estado de coma”. António Costa Silva diz que o Estado vai ter de ser interventivo e que o novo modelo económico tem de estar assente no investimento nas infraestruturas (físicas e digitiais) e na reconversão industrial.

Infografia | Nove em cada dez casos novos de Covid-19 foram na região de Lisboa e Vale do Tejo

O mapa mostra, concelho a concelho, a evolução dos casos da doença nas últimas 24 horas em Portugal. O país registou mais 257 novas confirmações de infeção por coronavírus. Segundo a ministra da saúde, a região de Lisboa e Vale do Tejo representou, em média, 85% dos novos casos nos últimos oito dias.

Governo assegura alternativa para moradores sem condições para isolamento

A criação de um plano de realojamento de emergência para as pessoas que vivam em habitações precárias e sobrelotadas foi anunciado pelo Governo na sexta-feira, após o Conselho de Ministros, que aprovou medidas para a terceira fase de desconfinamento no âmbito da covid-19.
Comentários