[weglot_switcher]

Covid-19: Equipas multidisciplinares de Lisboa e Vale do Tejo contactaram mais de 10 mil pessoas

São mais de 10.100 contactos nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, às quais se juntaram as equipas do Barreiro, Moita e Setúbal. Foram ainda alvo desta intervenção 295 estabelecimentos comerciais.
26 Agosto 2020, 17h40

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19, em 10 concelhos da área Metropolitana de Lisboa, contactaram mais de 10.100 pessoas, entre 30 de junho e 21 de agosto, revelou a Direção Geral de Saúde (DGS). Uma média de 195 pessoas, por dia, foram contactadas por estas equipas que foram criadas para travar o aumento de contágios em Lisboa e Vale do Tejo e que estão no terreno para sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento.

“O reforço das equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid -19 na Área Metropolitana de Lisboa continua a ser operacionalizado na margem sul do Tejo, pelo que, entre 30 de junho e 21 de agosto, 10.107 pessoas foram contactadas por estas equipas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, às quais se juntaram as equipas do Barreiro, Moita e Setúbal”, avançou a DGS nesta terça-feira, 25 de agosto.

Segundo a DGS, profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que, conclui, “tem tido um impacto positivo no combate à doença”.

Assim, entre 30 de junho e 21 de agosto, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares.

No total, de acordo com a DGS, 10.107 pessoas foram alvo desta intervenção, sendo que no mesmo período foram visitados por estas equipas multidisciplinares 295 estabelecimentos comerciais.

“Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população”, acrescenta a DGS.

A criação destas equipas foi uma das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, a 25 de junho, e implementada pelo Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.