[weglot_switcher]

Covid-19. Itália abraçou-se e cantou à janela após ser decretado quarentena

Se antes as ruas de Itália estavam cheias de vida, hoje mostra-se o contrário devido à forte propagação de Covid-19 que assolou o país nas últimas semanas. Para esquecer a solidão, os italianos têm-se juntado às janelas e varandas para se ‘abraçarem’ e cantarem músicas.
  • Guglielmo Mangiapane/Reuters
14 Março 2020, 16h29

A quarentena em Itália foi decretada esta semana e os italianos estão às varandas a cantar para esquecer as restrições aplicadas no país devido ao surto do novo coronavírus.

Se antes as ruas de Itália estavam cheias de vida, hoje mostra-se o contrário devido à forte propagação de Covid-19 que assolou o país nas últimas semanas, causando ontem a morte a mais 250 pessoas, superando os mil mortos. Para esquecer a solidão, os italianos têm-se juntado às janelas e varandas para se ‘abraçarem’ e cantarem músicas.

Em Nápoles, os cidadãos uniram-se e a uma voz entoaram ‘Abbracciame’ (Abraça-me, em português), enquanto em outras cidades italianas se juntaram para cantar o hino, de forma a mostrar que estão unidos num momento de crise, e outra cidade animou-se e cantou ‘Macarena’ para aliviar as tensões sentidas.

Nas redes sociais, os vídeos de esperança em forma de música vão multiplicando-se. Também o tenor e cantor de opera Maurizio Marchini decidiu dar esperança, entoando a música ‘Nessun dorma’ (Ninguém deve dormir, em português), que termina “com o entardecer, eu vou ganhar”.

Itália é atualmente o país europeu mais afetado pelo novo coronavírus, somando 17.660 casos, 1.266 mortes e 1.439 recuperados. No entanto, o país ainda demonstra que é possível manter a quarentena e ser solidário com o próximo.

Em Siena, segundo os vídeos que circulam nas redes sociais, é possível verificar a mensagem de esperança que uma rua demonstra ao entoar uma música. “Pessoas da minha cidade-natal, Siena, cantam uma música popular das suas casas ao longo de uma rua vazia para aquecer os seus corações”. Também os comentários de positividade se têm multiplicado nas redes sociais.

Apesar de muitas pessoas se deslocar às janelas para entoar as músicas em solidariedade com os outros, em muitos dos vídeos noturnos não é percetível o local onde se encontram. Outro vídeo que tem percorrido as redes sociais mostra os habitantes de um prédio inteiro nas respetivas varandas a dançar e cantar ao som de ‘Can’t Take My Eyes Off You’ (Não consigo tirar os olhos de ti, em português), numa versão dançável.

No vídeo é possível verificar a animação e a união entre os habitantes da zona, uma vez que muitos encontram-se no telhado de outras habitações, mostrando-se bastante animados com a música e com os que os outros vizinhos estão a fazer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.