[weglot_switcher]

Covid-19: Lisboa com mais 231 casos confirmados e mais oito mortes nas últimas 24 horas

Do total de 32.203 casos confirmados no país, 10.874 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. Do aumento dos novos casos confirmados, 90% são esta região do país.
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
30 Maio 2020, 13h03

A região de Lisboa e Vale do Tejo conta com um total de 10.874 casos confirmados da Covid-19, mais 231 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado este sábado. O número de vítimas mortais do novo coronavírus na região de Lisboa aumentou para 354, o que corresponde a mais oito mortes nas últimas 24 horas.

Do total de novos casos confirmados, 90% são nesta região. Por concelhos a nível nacional, Lisboa regista um total de 2.365 casos confirmados, mais 41 casos do que ontem. É seguido por Vila Nova de Gaia (1.558 casos), pelo Porto e Matosinhos (com 1.354 e 1.277, respetivamente), seguidos por Braga e Sintra, com 1.225 casos e 1.173 casos confirmados.

O número de casos confirmados aumentou 27 no concelho de Loures para um total de 1.009. No concelho da Amadora registaram-se novos 39 casos para 821 casos.

O Governo explicou ontem que devido ao aumento de casos registados na área de Lisboa e Vale do Tejo decidiu avançar com um novo plano de contingência que visa diminuir os riscos de contaminação na capital. Mais de 90% dos novos casos de Covid-19, nos dados divulgados na sexta-feira, foram confirmados em Lisboa e Vale do Tejo.  “A evolução do crescimento da pandemia está estabilizada e afastada do risco de crescimento exponencial”, afirmou o primeiro-ministro António Costa, salientando que “houve um pequeno aumento do risco de transmissão e por isso vamos reforçar a vigilância epidemiológica na Área Metropolitana de Lisboa”.

A partir de segunda-feira dá-se inicio à terceira fase de desconfinamento no país e estão autorizados a reabrir os cinemas, teatros, salas de espectáculo e auditórios, bem como os ginásios e as lojas com mais de 400 metros quadrados (m2), embora a utilização de máscaras e a disponibilização de gel desinfetante continuem a ser medidas de proteção obrigatórias. Porém, as medidas serão diferentes para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), com as lojas de cidadão e os centros comerciais a continuar fechados devido ao elevado número de casos de infeção.

(Atualizado às 13h50)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.