[weglot_switcher]

Coworking trabalha numa lógica de rede social

Os espaços de ‘coworking’ estão a desenvolver plataformas online para a promoção do networking entre os membros, afirma Carlos Gonçalves da Avila Spaces.
26 Maio 2019, 15h00

Que importância pode ter para as PME e trabalhadores independentes o outsourcing do espaço? Que serviços podem ser oferecidos a nível de comunicações, administrativos, legais e fiscais?
Há cada vez mais empesas a recorrer a centos de escritórios e espaços de coworking. Não só PME mas também multinacionais que desejam estar focadas no seu “core business” e investir no que é essencial para a sua atividade. Na prática usufruem de um serviço chave-na-mão com uma rede de parceiros na área da contabilidade, apoio jurídico, entre outros.

Pode o espaço de coworking transformar-se no local de conhecimento, entrosamento de ideias e networking?

Absolutamente. No caso do Avila Spaces organizamos eventos de networking todos os meses que incluem também workshops gratuitos, onde os nossos membros têm possibilidade de partilhar com a comunidade competências da sua área de atividade, conseguindo ganhar visibilidade e oportunidades de negócio e parceria. Além destes eventos, os espaços de coworking estão a desenvolver também plataformas online com o objetivo de promover o networking entre os membros, numa lógica de rede social.

Dentro dos novos modelos de trabalho em espaços virtuais, o que potencia um espaço físico de diferente para continuar a atrair as pessoas?

Não existem modelos de trabalho ideais. As empresas estão a combinar cada vez mais o escritório tradicional com o teletrabalho e o coworking. Na economia moderna, “flexibilidade” é a palavra – chave e o espaço físico existirá sempre, até porque as equipas de trabalho necessitam do contacto presencial para reforçarem a sua identidade. Acima de tudo, somos animais sociais independentemente da tecnologia que invade todos os dias o espaço de trabalho.

Pode o coworking evoluir para algo mais intrusivo como livraria, bar, agência de serviços, para além de sede de empresas?
Como em quase todos os sectores da economia, assistimos também a grandes mudanças na indústria dos espaços de trabalho. Atualmente há bancos, hotéis e supermercados a criar os seus espaços de coworking. O grande desafio para estas empresas é dinamizar o espírito de comunidade e networking, competências que não estão no seu ADN.

O coworking pode ser transfronteiriço? O Avila Spaces tem ou pretende vir a ter parcerias ou presenças próprias externas?
O Avila Spaces é parceiro exclusivo em Portugal do e Office International Network, a maior rede de espaços de escritórios e coworking a nível mundial, com mais de 300 localizações, às quais os nossos clientes podem aceder com condições vantajosas. Por outro lado, o Avila tem a oportunidade de estar sempre atualizado sobre as melhores Boas Práticas ao nível da gestão de espaços de trabalho, tecnologia e tendências de design, sendo essencial para mantermos um posicionamento “premium”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.