CP: 36 carruagens compradas em Espanha com amianto vão ser descontaminadas até dezembro

O ministro das Infraestruturas comunicou hoje que 12 carruagens já foram descontaminadas e que as restantes vão ser descontaminadas nos próximos meses.

As 36 carruagens compradas em Espanha que contêm amianto vão ser descontaminadas até dezembro, garante a CP, segundo disse hoje o ministro das Infraestruturas.

“Desde a compra à RENFE, a existência de amianto em algumas das carruagens foi assumida pela CP. Das 36, neste momento já estão 12 sem amianto e com certificado, 2 em fase de descontaminação e as 36 ficarão limpas até dezembro”, escreveu hoje Pedro Nuno Santos nas redes sociais, citando um esclarecimento da CP, empresa sob a sua tutela.

“A empresa que está a realizar esse trabalho de descontaminação é certificada e autorizada pela ACT. A descontaminação está a ser efetuada em área perfeitamente segregada da Oficina de Reparação de Material Circulante e todas as carruagens são previamente confinadas”, acrescenta.

“Por cada carruagem, após descontaminação, é emitido: – um relatório de medição da concentração de fibras em suspensão no ar por um Laboratório Especializado no controle de Fibras; – certificado livre de amianto por carruagem pela empresa responsável pela descontaminação”, de acordo com a empresa pública.

O jornal galego “La Voz de Galicia” avançou esta semana que as 36 carruagens da série 2000, conhecidas por Arco, que a CP comprou à espanhola RENFE por 1,65 milhões de euros precisamente por conterem amianto.

Já a Renfe disse à Lusa que uma das condições do contrato de compra e venda das carruagens era a remoção do amianto, a ser efetuado em Portugal.

Relacionadas

Renfe diz que contrato prevê que CP retire amianto de carruagens vendidas

Fonte da ferroviária pública espanhola confirmou hoje à agência Lusa que “algumas das carruagens” têm amianto e que “uma das condições do contrato” de compra e venda prevê que a CP “faça a retirada” desse material, considerado nocivo para a saúde pública, durante o seu processo de requalificação.

CP sabia do amianto nas carruagens compradas à Renfe e ficam limpas até dezembro

Em causa está uma notícia avançada pelo Jornal Económico, com base numa outra do La Voz de Galicia, que refere que o conjunto de comboios usados adquiridos pela CP à espanhola Renfe “envolvem um risco acrescido devido ao facto de entre os seus materiais se contar o amianto”.

Comboios comprados pela CP à Renfe foram retirados de serviço devido ao amianto

Renfe retirou os comboios de serviço devido ao amianto se encontrar entre os seus materiais, mas a CP não considerou existir qualquer perigo e pagou 1,65 milhões de euros para poder usar essas composições do lado português, segundo uma notícia avançada pelo jornal ‘La Voz de Galicia’.
Recomendadas

Relatório final da Comissão de Inquérito ao Novo Banco aprovado com votos contra do PS e abstenção do CDS

O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco imputadas ao Fundo de Resolução foi aprovado com os votos contra do PS e com a abstenção do CDS.

Relatório final da CPI ao Novo Banco com votos contra do PS e sem relator que renunciou

O PS vota contra o relatório final da CPI ao Novo Banco devido às conclusões sobre a venda de 2017 que foram introduzidas na votação da especialidade. Mais de 100 propostas de alteração foram aprovadas. Fernando Anastácio renunciou às condições de relator.

Perdas do Novo Banco imputadas ao Fundo de Resolução. Veja a discussão e votação do relatório final da CPI

A Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução procede hoje à discussão e votação do relatório final. Veja em direto.
Comentários