Os CTT – Correios de Portugal celebraram com a YunExpress, a unidade de negócios de logística da empresa chinesa Zongteng Group, um acordo de parceria para criação de uma joint-venture que visa gerir o negócio de uma rede de cacifos para receber encomendas em Portugal e Espanha.
Na parceria os CTT terão uma participação maioritária de 66% na nova empresa. A participação da YunExpress será de 34%.
“Com esta parceria, pretende-se desenvolver a rede líder de cacifos para e-commerce em Portugal, a qual será aberta a qualquer operador”, diz a empresa liderada por João Bento.
Os CTT ambicionam instalar 1.000 cacifos até ao final de 2022, ficando assim dotados da maior e mais capilar rede nacional de cacifos, que fará parte da atual rede de mais de 2.000 pontos de entrega CTT onde os clientes podem recolher as suas encomendas.
O negócio representará um investimento conjunto de cerca de 8 milhões de euros no prazo de três anos.
“A YunExpress é parceira e cliente dos CTT, sendo um agregador de tráfego internacional proveniente da Ásia, com forte experiência de logística. A rede de cacifos será ainda suportada por um grupo de diferentes fornecedores nacionais, desde a metalo-mecânica ao software, o que permitirá uma maior autonomia e agilidade tecnológica”, revelam os Correios em comunicado.
“Sendo uma solução de enorme conveniência quer para quem compra como para quem vende online, os cacifos vêm também complementar a rede de pontos de entrega dos CTT, com uma solução inovadora, reforçando o posicionamento diferenciado dos CTT na cadeia de valor do e commerce e fortalecendo a ligação de proximidade dos CTT com os seus clientes”, refere o comunicado.
Os CTT empregavam, em dezembro de 2020, 12.234 pessoas, das quais 11.671 em Portugal, país onde opera com 2.384 Pontos CTT e cerca de 5.000 agentes Payshop.
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