[weglot_switcher]

Cuatrecasas assessora Airbus em joint venture com Critical Software para criar a Critical FlyTech

A Cuatrecasas assessorou a Airbus na estruturação, negociação e conclusão da joint venture com a Critical Software para a constituição de uma nova empresa – a Critical FlyTech – que vai ser dedicada ao desenvolvimento de software integrado e serviços para aplicações aeroespaciais destinados à Airbus e afiliadas.
7 Janeiro 2026, 21h12

A Cuatrecasas assessorou a Airbus na estruturação, negociação e conclusão da joint venture com a Critical Software para a constituição de uma nova empresa – a Critical FlyTech – que vai ser dedicada ao desenvolvimento de software integrado e serviços para aplicações aeroespaciais destinados à Airbus e afiliadas.

A sociedade de advogados lembra que a joint venture é detida em 51% pela Airbus e em 49% pela Critical Software e que “este projeto vai apoiar a liderança da Airbus no sector aeroespacial, através do design e desenvolvimento de soluções de alta fiabilidade, que são críticas para missões, e software certificável em vários domínios, como aviónica, sistemas de cabina e conectividade”.

A Critical FlyTech, com sede em Coimbra, deverá iniciar atividade com mais de 100 colaboradores, prevendo-se que este número aumente para cerca de 300 até ao final de 2028.

“A joint venture reforça o investimento da Airbus em Portugal, combinando a vasta experiência da empresa no sector aeroespacial com o comprovado histórico da Critical Software na entrega de sistemas integrados seguros e fiáveis”, segundo a sociedade.

A equipa de assessoria da Cuatrecasas foi liderada pela advogada coordenadora da área de Societário e M&A Mariana Norton dos Reis e incluiu Sofia S. Alves e Megan Hackney, da mesma área de prática; José Maria Cabral Sacadura, de Fiscal; Pedro Marques Bom e António Souto Moura, de Concorrência e Direito da União Europeia; Joana Mota Agostinho, de Propriedade Intelectual, Tecnologias e Telecomunicações; e Sandra Lima da Silveira, de Laboral.

“Estruturar e negociar um acordo de joint venture é, por natureza, exigente: as partes devem definir claramente as respetivas contribuições e os requisitos para o negócio conjunto, garantindo, ao mesmo tempo, uma alocação equilibrada de riscos e um forte alinhamento de interesses”, destaca Mariana Norton dos Reis.

A Cuatrecasas é uma das mais ativas sociedades de advogados na assessoria a fusões e aquisições (M&A) em Portugal e Espanha, ocupando, ano após ano, as posições cimeiras nas tabelas comparativas publicadas pela Mergermarket e a Transactional Track Record.

Do outro lado, a CS’Associados esteve com a assessoria à Critical Software.

A equipa da CS’Associados foi liderada pela sócia Maria Castelos, que em M&A incluiu também Mariana Terra da Motta, João Tomás e Maria Borges da Fonseca, da área de Fiscal Antonio Rocha Mendes, da área de Concorrência Gonçalo Machado Borges e da área de Laboral Maria Barbosa.

 

(atualizada com a equipa da CS’Associados)


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.