Desemprego zero? Sim. Existem no ensino superior português 68 cursos com desemprego zero. Pode consultar aqui, as licenciaturas e mestrados ministrados nas universidades e politécnicos públicos e nas universidades privadas.
Nos cursos que garantem emprego a 100% domina a área da Saúde, com destaque para a licenciatura em Enfermagem e os mestrados integrados em Medicina, mas há também vários cursos de Engenharia, sobretudo nas áreas da Informática e dos Computadores.
Fora disso, brilham, por exemplo, o curso de Música, na Universidade de Aveiro, e Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Psicologia, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica figura igualmente no Top 20.
A Universidade Católica tem oito cursos com empregabilidade total e a Universidade Lusófona pontifica com dois.
Os dados constam do portal do Infocursos, que disponibiliza dados e estatísticas sobre cursos superiores, de forma a apoiar os estudantes nas escolhas de curso no ensino superior. O portal é gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com o apoio da Direção-Geral do Ensino Superior, e a edição 2020 foi disponibilizada ao primeiro minuto deste sábado, 18 de julho.
O número de recém-diplomados inscritos nos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem vindo a cair, nos últimos cinco anos. Segundo o Infocursos 2020, há 3,3% de diplomados por universidades e politécnicos públicos desempregados. Em 2016, a taxa foi 8,1%, em 2017, caiu para 7,2% e em 2019 para 3,4%.
A taxa é ligeiramente superior no setor privado: 3,9%.
Para o cálculo foram considerados os diplomados entre os anos letivos de 2014/15 e 2017/18 que se encontravam desempregados em junho 2019 ou em dezembro de 2019, tomando como base a percentagem média de desemprego registado nestes dois meses de referência.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com