[weglot_switcher]

Da Amkor Technology à Bosh Car Multimedia. AICEP contratualizou 420 milhões

Estes investimentos, de acordo com o Executivo, significa a criação de “mil novos postos de trabalho” de forma direta em seis áreas de atividade económica.
Amkor Technology
6 Janeiro 2025, 13h39

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) encerrou 2024 com uma contratualização de 420 milhões de euros em investimentos privados de longa duração, nomeadamente referente aos próximos 10 anos. A informação foi revelada pelo ministro da Economia, Pedro Reis, a uma entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios, e confirmada em comunicado esta segunda-feira pelo Ministério.

Estes investimentos, de acordo com o Executivo, significam a criação de “mil novos postos de trabalho” de forma direta em seis áreas de atividade económica.

Além da criação destes novos postos, “os projetos abrangidos por este pacote de investimento permitirão afetar de forma permanente mais de 600 trabalhadores altamente qualificados a atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico”.

Na nota emitida esta segunda-feira, 6 de janeiro, o Ministério da Economia destaca cinco investimentos significativos. Quais?

  • Amkor Technology: a fornecedora mundial de terceirização de embalagens e serviços de teste de semicondutores recebeu um investimento de 150 milhões de euros, que se destinou a aumentar a capacidade da unidade fabril localizada em Vila do Conde
  • West Horse Powertrain Portugal: a empresa de Aveiro, que produz componentes e acessórios para automóveis, recebeu um investimento de 47 milhões de euros, para o desenvolvimento de “soluções inovadoras de tecnologia e de eletrónica” na fábrica de Cacia
  • Bosch Car Multimedia: a empresa focada no desenvolvimento e produção de soluções de multimédia e sensores automóvel, localizada em Braga, recebeu 26 milhões de euros para desenvolver soluções inovadoras em termos tecnológicos e eletrónicos
  • Vicaima: empresa que atua na indústria da madeira recebeu um investimento de 28 milhões de euros, com o objetivo de aumentar a capacidade da sua fábrica em Vale de Camba
  • Medinfar, Bial, Glint: empresas receberam um investimento global de 47 milhões de euros, embora o Ministério da Economia não tenha especificado que valor se destinou a cada uma destas empresas de diferentes setores

Segundo o Governo, aos investimentos contratualizados no ano passado somam-se “outras iniciativas já em execução”, nomeadamente a produção de veículos elétricos por parte da Stellantis na fábrica de Mangualde, que recebeu um investimento global de 119 milhões de euros.

Também a Bosch já tinha recebido um investimento de 35 milhões de euros para desenvolver e inaugurar o seu Laboratório de Investigação e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis de Climatização.

O Governo destaca ainda o investimento da Lufthansa Technik, com a instalação de uma fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, que vai criar 700 postos de trabalho na região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.