[weglot_switcher]

Da Áustria à Noruega: como quebrar o gelo em bom português

Trabalhou no ramo imobiliário mas uma viagem de finalistas mudou-lhe a vida. João Paulo Freitas é o narrador da Eurosport que apaixona os fãs do esqui alpino. Portugal atrai 50 mil esquiadores por ano. Pistas estão quase a abrir.
Alpine Skiing – FIS Alpine Ski World Cup – Women’s Giant Slalom – Soelden, Austria – October 25, 2025 Austria’s Julia Scheib in action during her second run REUTERS/Leonhard Foeger
31 Outubro 2025, 14h00

Tudo começou numa viagem de finalistas em 1987: o jovem João Paulo Freitas aceitou o desafio dos colegas de curso e, mesmo sem qualquer experiência em desportos de neve, fez a mala e foi até à Sierra Nevada. Entre os companheiros de viagem, era dos poucos que nunca tinha feito esqui ou outra modalidade que lhe permitisse garantir algum equilíbrio. Ainda assim, foi o primeiro a começar a fazer paralelas, ou seja, ultrapassou uma fase inicial da aprendizagem, fazer cunha com os esquis, a primeira meta para quem começa. Hoje, João Paulo Freitas dá voz à envolvente narração da Taça do Mundo de Esqui Alpino, cuja 60º edição arrancou no final de outubro em Sölden, na Áustria. Portugal atrai 50 mil esquiadores todos os anos, de acordo com um estudo da HelloSafe.

Conteúdo reservado a assinantes. Leia a versão completa aqui. Edição do Jornal Económico de 31 de outubro.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.