A EDP continua a ser a liderar o ranking das 25 marcas mais valiosas de Portugal em 2024, segundo um novo estudo da consultora OnStrategy. O segundo lugar da tabela é ocupado pela Galp Energia e a fechar o pódio está a Jerónimo Martins.
O ranking das 25 marcas mais valiosas em Portugal, que representam mais de 16,8 mil milhões de euros, fecha com a Sagres no 23º lugar, a Luz Saúde na penúltima posição e a TAP no final (25º).
De acordo com o estudo, o sector da distribuição/retalho e banca foram quem mais se destacou, tendo existido uma maior valorização, como foi o caso do Continente, que cresceu 48%, seguida da Caixa Geral de Depósitos, com um aumento de 47%, do Pingo Doce, que cresceu 38%.
Já os sectores de energia/petróleo e retalho/distribuição apresentaram quase metade do valor consolidado das 25 marcas portuguesas mais valiosas.
João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros na OnStrategy, afirma que “de uma forma geral, a valorização das marcas portuguesas beneficiou de uma estabilização da inflação e da manutenção das taxas de juro, embora ainda pressionadas pela instabilidade provocada pelas guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza”.
“Por outro lado, houve uma melhoria na perceção de risco da nossa economia, o que beneficiou significativamente as taxas de desconto, ao mesmo tempo que as perspetivas de evolução do volume de negócios, as margens operacionais e os índices de força de marca se mantiveram estáveis”, acrescenta.
A consultora audita e avalia todas as marcas com base em informação pública, nomeadamente relatórios de contas, dados de mercados e indicadores de força de marca.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com