Com o mercado de trabalho a tornar-se mais competitivo, as empresas deparam-se com os desafios de preencher escritórios e reter talentos. Nesse sentido, a chave passa por ter escritórios que não sejam apenas funcionais, mas que correspondam às expetativas dos colaboradores, de acordo com uma análise da gestora imobiliária MVGM.
Nesse sentido, a empresa aponta seis aspetos que devem ser levados em consideração pelas empresas, no que diz respeito aos escritórios onde os seus colaboradores trabalham.
O primeiro ponto está ligado à segurança e conforto. Os espaços escolhidos devem promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Segue-se a importância de que se proceda à gestão e manutenção das instalações, de forma automatizada e eficiente, de maneira a que os escritórios proporcionem comodidade aos colaboradores. Nesse sentido, importa estabelecer parcerias com empresas que disponibilizem este tipo de serviços.
Outro aspeto essencial é o da sustentabilidade, nomeadamente no que diz respeito à redução da pegada de carbono. Ganha importância a obtenção de certificações ESG e a conformidade dos ativos com a Taxonomia Europeia, assinala a MVGM.
Outra vertente é a da tecnologia, com ferramentas que permitam que os trabalhadores se articulem à distância, de forma remota. Em vista deverá estar um ambiente de trabalho dinâmico e adaptável, independentemente da localização de cada elemento.
Também a questão da cultura de equipa é essencial para os trabalhadores, pelo que é necessário que existam espaços de convívio (cafetaria, sala de eventos, etc.), de forma a que o escritório se torne mais do que um simples local de trabalho.
Por último, importa potenciar as vertentes de responsabilidade social e boas práticas de governance. Importa executar, de forma eficaz e eficiente, as políticas das empresas neste âmbito, para que se alcancem os objetivos definidos.
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