[weglot_switcher]

Dachser investe 14 milhões em novo centro logístico em Saragoça

A previsão é que o novo centro logístico da Dachser em Saragoça comece a operar em janeiro de 2026, marcando um novo capítulo na estratégia de crescimento da empresa na Europa e reforçando a sua posição como um dos principais atores no setor logístico europeu.
19 Dezembro 2024, 22h04

A Dachser, multinacional alemã especializada em logística e transporte de mercadorias, anunciou a construção de um novo centro logístico de última geração em Saragoça, Espanha, o que implicou um investimento de 14 milhões de euros.

A previsão é que o novo centro logístico da Dachser em Saragoça comece a operar em janeiro de 2026, marcando um novo capítulo na estratégia de crescimento da empresa na Europa e reforçando a sua posição como um dos principais atores no setor logístico europeu.

O centro localizado na Plataforma Logística de Saragoça (Plaza) consolidará a cidade como um pólo estratégico para a Dachser na Península Ibérica e na Europa, revela a empresa de logística  com uma rede global de 382 localizações e 34.000 colaboradores.

“O novo centro surge em resposta ao crescente volume de negócios da Dachser tanto a nível nacional como europeu”, revela a empresa.

“Construído sobre um terreno de 74.788 m², a nova instalação terá 12.045 m² de área construída, que incluirá armazéns e escritórios, além de um total de 100 cais de carga para diferentes tipos de camiões, uma zona de estacionamento para receber até 92 swapbodies e uma zona de espera para outros 12 camiões”, explica a Dachser.

O projeto foi concebido para permitir expansões futuras, com potencial para adicionar mais 11.700 m² de área construída e 130 lugares adicionais para swapbodies.

“A construção deste centro é um passo estratégico que nos permitirá gerir mais envios e otimizar as operações logísticas, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de armazenamento e moderniza a nossa infraestrutura para um crescimento sustentável”, afirma Moisés Beltran, diretor-geral da Dachser na região de Aragão.

O centro será essencial para a coordenação de importações e exportações entre a Península Ibérica e a Europa.

Atualmente, a Dachser opera rotas diretas de Saragoça para França, Alemanha e Itália, com ligações adicionais aos países nórdicos através da Alemanha. Com capacidade para gerir mais de 200.000 toneladas de mercadorias e 800.000 envios anuais, prevê-se um aumento de 50% na capacidade operacional nos próximos três anos.

“Com este novo investimento em Saragoça, reafirmamos o nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento de infraestruturas que permitem à Dachser continuar a liderar o setor logístico europeu. Este centro logístico de última geração não só irá fortalecer a nossa capacidade operacional, como também será um motor-chave para o crescimento económico local, conectando Saragoça aos principais mercados internacionais de forma mais eficiente e sustentável”, indica Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia na Dachser.

A expansão trará também um impacto significativo para o emprego na região. Atualmente, a Dachser emprega cerca de 400 pessoas em Saragoça, mas estima-se que o novo centro permitirá a criação de 100 novos postos de trabalho nos próximos três anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.