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Dados do SNS enviados à Google: Governo diz que não há partilha de dados sensíveis

“A utilização de cookies é uma prática generalizada, sendo que no caso dos serviços públicos tem como única finalidade a melhoria do serviço”, adianta o gabinete da ministra Alexandra Leitão.
  • Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública
25 Junho 2021, 20h00

O Governo garantiu esta sexta-feira que não são partilhados dados sensíveis dos portugueses, ou qualquer informação com fins comerciais, com a Google, depois de ser noticiado que os sites do Sistema Nacional de Saúde (SNS) têm vindo a disponibilizar os dados dos cidadãos para exploração comercial da tecnológica e de outras marcas ligadas à publicidade.

No caso da utilização do Google Analytics, pela plataforma autenticacao.gov ou serviços públicos digitais, o gabinete da ministra da Modernização do Estado e Administração Pública diz que em momento algum são disponibilizados dados pessoais que permitam identificar o utilizador.

O ministério liderado por Alexandra Leitão reitera que o uso para fins estatísticos é alertado à entrada do website, referido na política de privacidade e pode ser bloqueado.

“A utilização de cookies é uma prática generalizada, sendo que no caso dos serviços públicos tem como única finalidade a melhoria do serviço, nomeadamente através da caracterização anonimizada da experiência de utilização de quem os visita”, refere o Executivo, em comunicado.

“Estes recursos são usados pelos sites para desenvolver e otimizar funcionalidades e simplificar a experiência de navegação por parte dos utilizadores. Existem diversos tipos de cookies com funcionalidades distintas, permitindo, por exemplo, voltar atrás numa página sem perder dados já preenchidos ou obter dados para fins de análise estatística que ajudam a melhorar e adaptar os serviços às necessidades dos utilizadores”, exemplifica.

Em causa está a informação veiculada pelo jornal “Expresso” de que a “a anonimização dos dados impede que o nome do internauta seja revelado, mas não que as empresas de publicidade criem perfis do utilizador mediante localizações, temáticas preferidas, sites visitados, compras efetuadas ou endereços IP armazenados pelo histórico de navegação na internet”.

Além dos dados de tráfego, como os que são recolhidos pelo serviço Google Analytics, os endereços SNS24.pt e SNS.gov.pt são também recolhidos dados para as campanhas publicitárias através do serviço Doubleclick, de acordo com o semanário do grupo Impresa.

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