[weglot_switcher]

Daniela Braga na ‘task force’ de inteligência artificial da Casa Branca

A administração Biden revelou esta semana os nomes dos peritos que farão parte do grupo de trabalho para o National Artificial Intelligence Research Resource. A fundadora e CEO da DefinedCrowd faz parte da equipa.
  • Cristina Bernardo
11 Junho 2021, 20h09

A empreendedora portuguesa Daniela Braga, fundadora e CEO da DefinedCrowd, é uma das selecionadas pela Casa Branca para entrar no grupo de trabalho sobre inteligência artificial (IA). Além da empresária, a task force tecnológica inclui mais onze especialistas técnicos de organizações públicas e privadas e universidades.

Daniela Braga e os restantes membros da task force servirão como um comité consultivo federal e estarão encarregues de desenvolver um roteiro de implementação para a infraestrutura conjunta de investigação chamada National AI Research Resource – que disponibiliza a investigadores e estudantes de IA, independentemente das suas áreas científicas, acesso a recursos computacionais, dados de alta qualidade, ferramentas educacionais e apoio ao utilizador.

“A task force dará recomendações para estabelecer e manter o National AI Research Resource, incluindo capacidades técnicas, governança, administração, avaliação e requisitos de segurança, privacidade, direitos civis e liberdades civis. Irá também apresentar dois relatórios ao Congresso que terá um roadmap abrangente e um plano de implementação”, adiantou a Casa Branca, em comunicado.

O grupo de especialistas em IA terá de entregar um relatório provisório em maio de 2022 e um relatório final em novembro de 2022.

Os nomes dos peritos que farão parte desta task force para a investigação de IA foram divulgados esta quinta-feira pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos (NSF) e pelo Gabinete de Política de Ciência e Tecnologia da administração Biden (OSTP), no âmbito do que ficou estipulado pelo Congresso no National AI Initiative Act of 2020.

Além de Daniela Braga, estará na equipa o responsável da Google Cloud AI, Andrew Moore, os representantes governamentais Erwin Gianchandani (NSF), Frederick Streitz (Departamento de Energia) e Lynne Parker (OSTP), os académicos Mark Dean (ex-executivo da IBM e professor da Universidade do Tennessee), Julia Lane (Universidade de Nova Iorque), Dan Stanzion (Universidade do Texas), Fei Fei Li (Universidade de Stanford) e Michael Norman (Universidade da Califórnia), bem como Oren Etzioni, do Instituto Allen para a IA, e Elham Tabassi, do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

“A prosperidade económica da América depende de investimentos fundamentais na nossa liderança tecnológica. O National AI Research Resource alagará o acesso aos recursos e às ferramentas que alimentam a investigação e o desenvolvimento da IA, abrindo oportunidades para as mentes brilhantes de toda a América perseguir os próximos avanços na ciência e tecnologia”, explicou Eric Lander, conselheiro científico do presidente Joe Biden.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.