O Portal da Queixa recebeu mais de mil reclamações relacionadas com a pandemia de Covid-19 em Portugal, perfazendo uma média de 100 queixas diárias nesta plataforma desde o início do surto até ao último domingo. Os consumidores reclamam sobretudo de agências de viagens (eDreams, XTravel…), companhias aéreas (Ryanair, TAP…) supermercados (Auchan, Continente…), empresas de entregas ao domicílio (Uber Eats, Glovo…) e saúde (farmácias).
O cancelamento dos voos levou a que vários passageiros contactassem as transportadoras aéreas e as agências nas quais fizeram a reserva, mas encontraram problemas em obter respostas e reembolsos, o que motivou o elevado número de queixas: 402 para as agências de viagens e 137 para as companhias aéreas.
Mesmo os websites de reservas de alojamento reuniram 39 reclamações, bem como as operadoras de telecomunicações (39), os transportes públicos (30) e as empresas de comércio eletrónico (30) – ainda que, durante a quarentena, as que não são de e-commerce se tenham tornado.
“Os consumidores reclamam que o preço do produto (por exemplo, do álcool e do desinfetante) foi amplamente exponenciado devido à relação da procura versus oferta. Verificámos, igualmente, alguns relatos de aproveitamento com ofertas camufladas, nomeadamente por parte de operadoras de telecomunicações, onde referem oferecer determinados acessos ou condições gratuitas, contudo, com a contrapartida de fidelização por mais 24 meses”, explica o CEO do Portal da Queixa, Pedro Lourenço.
Outro tipo de empresas | Reclamações |
Serviços públicos | 24 |
Correio, transporte e logística | 16 |
Água, eletricidade e gás | 13 |
Ginásios | 11 |
Cultura, lazer e diversão | 8 |
Hotéis | 7 |
Fonte: Portal da Queixa
A rede social ligada ao consumo garante que irá disponibilizar gratuitamente uma área para que as organizações possam comunicar de forma direta com as pessoas nesta plataforma de denúncias online.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com