Davidson Kempner vence corrida à carteira de crédito malparado do Novo Banco

O fundo norte-americano bateu o fundo Bain, conquistando a carteira no valor de três mil milhões de euros, avança a Bloomberg. O negócio deverá ficar concluído esta semana. Esta carteira inclui os créditos da Sogema, de Bernardo Moniz da Maia, e da Ongoing, de Nuno Vasconcellos.

A Davidson Kempner venceu a corrida à compra de crédito mal parado do Novo Banco, avança a agência Bloomberg esta quarta-feira, 4 de setembro. O fundo norte-americano bateu assim o fundo Bain nesta corrida.

A agência noticiosa cita fontes com conhecimento do negócio. A venda da carteira de malparado – com o nome de ‘Projeto Nata 2’ – deve ficar concluída esta semana.

A operação conhece assim um desfecho esta semana, depois dos dois fundos norte-americanos terem submetido as suas ofertas pelo ‘Nata 2’ em meados de julho.

Conforme revelou o Jornal Económico em maio, na lista de créditos incobráveis nesta carteira de malparado estão os créditos da Sogema, de Bernardo Moniz da Maia, e da Ongoing, de Nuno Vasconcellos.

O crédito malparado da Sogema tem o valor indicativo de 540 milhões de euros (o que incluirá juros) e os créditos da Ongoing, de Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, têm o valor indicativo de 350 milhões de euros, a que acresce 240 milhões em papel comercial da holding que era dona do Diário Económico. Estes são os maiores devedores no portefólio de crédito malparado que o Novo Banco pôs à venda este ano.

O ‘Projeto Nata 2’ conta com 60 a 70 créditos de grandes devedores , dos quais apenas um terço tem colaterais e garantias reais (cerca de 1.000 milhões),enquanto os restantes financiamentos não apresentam quaisquer garantias (unsecured). Cerca de um quinto dos créditos são de empresas fora de Portugal, a maioria em Cabo Verde. A maioria dos créditos representa construção e imobiliário, como escreveu o Jornal Económico em março.

No início de agosto, o Novo Banco anunciou a venda de carteiras de crédito e de malparado por um valor de 795,8 milhões de euros.

Segundo o banco liderado por António Ramalho, a venda da carteira do ‘Projeto Setorius’ tem um valor bruto contabilístico de 487,8 milhões de euros, com a sua venda a representar um desconto de 67,4%, por 159 milhões de euros.

Já a carteira de ativos ‘Projeto Albatroz’ foi vendida à Waterfall Asset Management por 98,7 milhões de euros. Com um valor contabilístico de 308 milhões de euros, foi vendido com um desconto de 67,9%.

 

PremiumNovo Banco vende mil milhões de malparado da Sogema e Ongoing

Ler mais
Relacionadas

PremiumNovo Banco vende mil milhões de malparado da Sogema e Ongoing

Os dois maiores devedores incluídos no pacote de créditos incobráveis que o Novo Banco pôs à venda com o nome de Nata 2, são a Sogema (540 milhões) e a Ongoing (590 milhões).

Novo Banco quer fechar venda de créditos “Projeto Nata 2” até fim de junho

O Novo Banco deu aos potenciais interessados um prazo até ao início de abril para apresentarem as propostas não vinculativas (non-binding offers). O Novo Banco pretende ainda que até ao fim de maio sejam entregues as propostas vinculativas (binding offers), de modo a que seja assinada a venda no fim de junho.

PremiumCerberus dá preço mais alto pelos imóveis do Novo Banco

O Novo Banco está na fase final das negociações com dois candidatos – Cerberus e Bain – para escolher o comprador do portfólio de imóveis conhecido por “Sertorius”.
Recomendadas

Revolut ultrapassa um milhão de clientes na Península Ibérica. Em Portugal há meio milhão

Em Portugal são já mais de 500 mil os clientes, enquanto em Espanha o valor já ultrapassou os 600 mil utilizadores.

APB anuncia Sertã e Loures como vencedoras da Final Nacional do European Money Quiz 2020

A APB associa-se a esta iniciativa pelo terceiro ano consecutivo. Participaram na edição de 2020 cerca de 2 mil alunos do ensino básico, oriundos de 48 escolas de todo o país, incluindo ilhas.

PremiumFundo de Resolução responde a pedido do Bloco de Esquerda na próxima semana

O partido pediu o contrato de venda do Novo Banco, a resposta deverá ser enviada na próxima semana. Há seis contratos na venda.
Comentários