[weglot_switcher]

DBRS aumenta rating dos depósitos da CGD depois de ter subido a classificação da República

A ação de rating do banco do Estado segue a atualização da DBRS dos ratings de Longo Prazo e Curto Prazo da República de Portugal para BBB (high) e R-1 (low), respetivamente, em 4 de outubro deste ano.
  • Caixa Geral de Depósitos
8 Outubro 2019, 17h47

A DBRS Ratings GmbH  subiu em um nível as classificações dos depósitos de Longo Prazo da Caixa Geral de Depósito de BBB para BBB (high). Os ratings dos depósitos de Curto Prazo também foram atualizados de R-2 (high) para R-1 (low). Ambos os ratings têm tendência estável.

A ação de rating do banco do Estado segue a atualização da DBRS dos ratings de Longo Prazo e Curto Prazo da República de Portugal para BBB (high) e R-1 (low), respetivamente, em 4 de outubro deste ano.

Há quatro dias a DBRS subiu o rating de Portugal para o nível mais elevado em oito anos e voltou a ser a agência de notação financeira que tem a classificação mais elevada para a dívida portuguesa.  Portugal está agora no terceiro nível acima de “lixo”. A perspetiva do “rating” passou de “positiva” para “estável” e fica agora apenas a um patamar de atingir a classificação A.

Na ação de rating de hoje a DBRS explica que como resultado da atualização do rating de Longo Prazo da CGD, a classificação está agora posicionada um nível acima da Avaliação Intrínseca (que mede a capacidade intrínseca do banco honrar os seus compromissos financeiros). Isso leva em consideração a regra de proteção dos depositantes em processos de insolvência e de resolução bancária, implementado pela lei portuguesa em março de 2019, bem como menor a probabilidade dos depósitos absorverem perdas.

A agência canadiana refere que os ratings  de Longo Prazo e de Curto Prazo serão geralmente afetados por alterações na classificação da Avaliação Intrínseca da CGD. Além disso, os ratings também podem ser afetados por quaisquer outras alterações na estrutura legal para a resolução bancária e / ou hierarquia de credores, alerta a agência.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.