[weglot_switcher]

DBRS eleva a classificação de emissor de longo prazo do Bankinter para “A” e tendência revista para estável

A Morningstar DBRS também confirmou todas as classificações de crédito de curto prazo do Bankinter em R-1 (low). Todas as classificações de crédito de curto prazo têm tendências estáveis.
Bankinter
7 Fevereiro 2025, 19h21

A DBRS Ratings GmbH (Morningstar DBRS) elevou o Rating de Emitente de Longo Prazo do Bankinter de A (blow) para “A”; a Dívida Sénior de Longo Prazo e os Depósitos de Longo Prazo de A (low), a Dívida Sénior Não Preferencial de BBB (high) para A (low) e a Dívida Subordinada de BBB para BBB (high).

As tendências em todas as classificações de crédito de longo prazo foram revistas de Positiva para Estável.

A Morningstar DBRS também confirmou todas as classificações de crédito de curto prazo do Bankinter em R-1 (low). Todas as classificações de crédito de curto prazo têm tendências estáveis.

A Avaliação Intrínseca do Banco é “A” e a Avaliação de Suporte é SA3.

As atualizações das classificações de crédito de longo prazo do Bankinter refletem a rentabilidade melhorada e resiliente do banco nos últimos anos e a expectativa da DBRS de que o banco continuará a reportar níveis robustos de rentabilidade devido ao ambiente de taxas de juro mais elevadas do que as anteriores a 2022, crescimento do crédito, diversificação de negócios, elevados níveis de eficiência e custo de risco controlado.

As atualizações consideram também o forte perfil de risco do banco espanhol, sustentado pelas suas práticas sólidas de gestão de risco, a sua carteira de empréstimos diversificado e as fortes métricas de qualidade dos ativos, apoiadas por rácios de cobertura robustos, apesar do aumento dos empréstimos em incumprimento (NPLs) devido ao maior livro de empréstimos e às condições financeiras mais restritas.

Além disso, as classificações de crédito do Bankinter também consideram a forte posição de capital do banco, com amplas proteções sobre os requisitos regulamentares mínimos totais, e o seu melhor perfil de financiamento e liquidez nos últimos anos, sustentado por uma grande e crescente base de depósitos de clientes e uma combinação adequada de financiamento grossista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.