[weglot_switcher]

DBRS eleva rating do CaixaBank, dono do BPI

A agência de rating canadiana melhorou assim a notação financeira do banco espanhol que detém a totalidade do BPI e reviu o outlook (perspetiva) de ‘positivo’ para ‘estável’.
26 Dezembro 2024, 17h50

A Morningstar DBRS) aumentou as classificações de crédito do CaixaBank, incluindo a classificação de emitente de Longo Prazo de “A” para “A (high)”  e a classificação de emitente de Curto Prazo de R-1 (low) para R-1 (middle).

As tendências (Outlook) em todas as classificações de crédito foram alteradas de Positivas para Estáveis devido às melhorias na rentabilidade nos últimos anos e à redução do malparado. A Avaliação Intrínseca do Grupo é A (high) e a sua Avaliação de Suporte é SA3.

A agência de rating canadiana melhorou assim a notação financeira do banco espanhol que detém a totalidade do BPI e reviu o outlook (perspetiva) de ‘positivo’ para ‘estável’.

A atualização das classificações de crédito do CaixaBank reflete principalmente a atualização feita pela  DBRS das classificações do Reino de Espanha para A (high) em 29 de novembro de 2024.

A DBRS diz ainda que a subida dos ratings reflecte a expectativa que o Grupo continuará a reportar níveis sólidos de rentabilidade a médio prazo, devido ao ambiente de taxas de juro mais elevadas do que as anteriores a 2022, um crescimento do crédito, elevados níveis de eficiência e um custo moderado do risco.

A agência descreve o CaixaBank como o maior banco de Espanha e um dos 10 maiores bancos da Europa em termos de dimensão, com um total de ativos de 636 mil milhões de euros no final de setembro de 2024.

O Grupo tem uma posição doméstica significativa com uma quota de mercado superior a 25% para empréstimos e depósitos e 30% para produtos e serviços de gestão de património, com 178 mil milhões de euros de Ativos sob Gestão no final de setembro de 2024.

Em Portugal, o CaixaBank opera através da sua subsidiária Banco BPI, que é o quinto maior banco em ativos totais em Portugal.

O Grupo é também líder de mercado em seguros de vida em Espanha através da sua subsidiária VidaCaixa e detém uma posição significativa no segmento de seguros de saúde e outros seguros de propriedade e acidentes através da SegurCaixa Adeslas. A quota de mercado total combinada do Grupo no setor segurador era de 27% no final de setembro de 2024, segundo a DBRS.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.