[weglot_switcher]

De Berlim para o mundo: cinco novos gadgets que não vai querer perder

Berlim volta a ser palco principal da maior feira de tecnologia e electrónica no mundo, a IFA, que decorre até 11 de setembro. Durante este evento, ficamos a conhecer os melhores gadgets e as novas tendências que vão chegar aos mercados em breve.
10 Setembro 2018, 15h17

Foram anunciados cinco novos gadgets imperdíveis, numa das maiores feiras de tecnologia de consumo do mundo. A IFA (Internationale Funkausstellung Berlin) é a maior feira anual da Europa dedicada à eletrónica de consumo e é lá que, todos os anos, são dadas a conhecer as novidades que vão desde os electrodomésticos à robótica, passando pelos telemóveis ou pela saúde e bem-estar.

Conheça aqui as cinco novidades que se destacaram.

  • Samsung Q900R 8K QLED TV

A marca Samsung é conhecida por anunciar muitos dos seus novos telemóveis no IFA, nomeadamente o mais recente Galaxy Note 9. A empresa revelou mais uma novidade este ano: uma TV com qualidade 8K e tecnologia de upscaling, o que significa que é capaz de transformar conteúdos de qualidade inferior em imagens 8K de muita, muita alta resolução.

A imprensa presente e especializada, destaca o detalhe das imagens e o design do produto, mas lembra que uma televisão assim tão grande (cerca de 85 polegadas de diâmetro) pode não caber em muitas casas familiares. Ainda não é certo qual vai ser o preço deste ecrã gigante, mas já foi confirmado que vai chegar ao mercado ainda este ano.

  • Sony Xperia XZ3

Este ano, a Sony provou merecer entre os pioneiros do mercado do telemóvel. Este novo aparelho, tem um ecrã de seis polegadas e uma tecnologia que assemelha-se ao mais recente iPhone: X- um ecrã OLED. Este telemóvel entra agora no mercado com 4GB de memória RAM  e uma câmara de 19 megapixels.

Ainda sobre este telemóvel, a imprensa especializada destacou a qualidade de imagem e o design melhorado, (em comparação com o modelo anterior Xperia XZ2), mas sublinha que este modelo não integra entrada para auscultadores, uma característica explorada pela Apple, que parece contagiar outras empresas. Ou seja, para qualquer consumidor interessado, terá que usar um adaptador ou um par de headphones com Bluetooth.

  • Huawei AI Cube

A Huawei AI Cube oficializou a entrada no mercado dos assistentes virtuais, juntando-se à Amazon, Google, Samsung e a Apple.

A Huawei, enquanto especialista em redes, apresentou durante esta feira tecnológica uma coluna de alta-fidelidade, a AI Cube, com a capacidade de também servir de router 4G e de responder a comandos de voz. E para surpresa de muitos consumidores, a assistente que será integrada nesta coluna é a Alexa, a mesma que vive nos smart spreakers Echo da Amazon.

Para aqueles com dificuldades em imaginar, os especialistas compararam este aparelho a uma fusão entre a Amazon Echo, a Apple HomePode e a Google Wi-Fi, tudo num só.

  • Casio Pro Trek Smart WSD-F30

Parece que a Casio está de volta.

Sem sair da sua zona de conforto, a marca volta a apostar no mercado dos relógios e anuncia o novo Pro Trek Smart WSD-F30, um relógio inteligente para quem tem uma vida bastante ativa mas tem curiosidade em acompanhar o seu ritmo cardíaco ou o número de passos. A característica que o diferencia dos outros é a sua resistência.

O novo relógio da multinacional japonesa, tem também um ecrã de duas camadas que lhe permite funcionar como relógio inteligente ou relógio normal, para poupar bateria. Nesta última opção, uma carga completa pode durar até um mês.

  • Yuneec Mantis Q

Esta feira também é uma oportunidade para novas empresas se apresentarem ao público.

A nova marca chinesa, Yuneec, esteve em destaque nesta IFA ao apresentar o Mantis Q, um drone de 500 dólares (431,81 euros) que oferece qualidades topo de gama. Integra uma câmara 4K que consegue captar imagens aéreas de alta qualidade. Os braços articulados, foram desenhados para se poderem dobrar e reduzir o tamanho do equipamento para facilitar o transporte.

Este drone apresenta tecnologias avançadas: reconhece caras e responde a comandos de voz. O produto vai concorrer diretamente com alternativas semelhantes já colocadas no mercado pela líder DJI. Não é por acaso que, no que toca ao design, tem muitos traços idênticos aos do Mavic Pro, que é mais caro

 

Ainda nesta feira, que decorre até dia 11 de setembro, podemos ficar a conhecer os novos videojogos, colunas e monitores para gamers e não só, televisões, robôs domésticos, smartphones entre outros produtos que estão a ser apresentados por empresas como a Acer, a Asus, a Blackberry, a Dell, a Epson, a Google, a Sony, a Lenovo, a Nokia, a HTC, a JBL, (entre muitas, muitas outras, além dos grupos já referidos) avança o ”Business Insider”.

Há uma grande marca que não confirma presença neste evento, como já é costume: a Apple. Pode dizer-se que até tem uma boa desculpa: a apresentação de novos produtos na sede esta quarta feira, 12 de setembro, o que já tirou um pouco o foco das apresentações do IFA no dia antes deste evento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.